O Prêmio Nacional de Inovação, antigo Prêmio CNI, é o justo reconhecimento às empresas industriais que contribuem para o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor no país.
A cada edição o que conta é a capacidade de pôr em prática boas ideias, inovar e superar obstáculos, com a introdução de novos produtos, processos e serviços e de melhorias no ambiente organizacional e cultural das empresas. A premiação é aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais e possui quatro categorias: gestão da inovação, competitividade, design e desenvolvimento sustentável. As inscrições da edição 2011 vão de 14 de abril a 31 de maio.
O processo de mobilização e de reconhecimento de empresas será realizado no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O projeto será executado pela CNI e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Categorias de premiação
I – Gestão da Inovação
Esta categoria visa reconhecer as empresas industriais que internalizam métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, e apresentam um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos inovadores. A avaliação desta categoria abordará um conjunto de requisitos que demonstrem o grau de maturidade da gestão e da inovação na empresa.
II - Competitividade
Esta categoria visa reconhecer Projetos Inovadores que contribuam para o aumento dos níveis competitividade da empresa. São iniciativas que buscam a adequação ou aprimoramento de produtos, processos e modelos de negócio capazes de gerar significativos impactos na empresa e no mercado.
III - Design
Esta categoria visa reconhecer Projetos inovadores voltadas para introdução de mudanças e adaptações de produtos com base em atividade de design que enfoquem planejamento, diagnóstico, mudanças e adaptações de produto, interação entre as atividades de design e os setores responsáveis pela produção, programação econômico-financeira, comercialização e divulgação.
IV - Desenvolvimento Sustentável
Esta categoria visa reconhecer Projetos inovadores voltadas para melhorias do desempenho sócio-ambiental das empresas com foco na implantação de sistemas de gestão ambiental, adoção de práticas de produção mais limpa, sistemas de tratamento de resíduos, programas de educação ambiental, de sustentabilidade e de equilíbrio e reciclagem de produtos, entre outros tipos de aperfeiçoamentos aplicados em produtos e processos com vistas à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais.