Uma nota rápida. Essa semana saiu o resultado do prêmio Finep de Inovação . Você pode conferir o resultado no site da instituição. A dica veio da Lucia Freitas de um post encontrado no blog do Silvio Meira, o dia a dia, bit a bit.
Já que este blog fala de startups, a Finep é uma instituição que tenho interesse em cobrir com mais profundidade. A sigla quer dizer Financiadora de Estudos e Projetos. Por trás deste nome que não chama muito a atenção, temos uma instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia que promove a inovação, financiando projetos científicos e tecnológicos em empresas e universidades entre outros.
Percebi em algumas conversas que a palavra “inovação” está sendo usada de forma errada tornando seu significado menos importante. Muitas pessoas estão com a noção de que trata-se de uma palavra da moda que não quer dizer nada. Ledo engano. Como o próprio Silvio Meira diz em seu post, sem inovação seu negócio corre risco. Fácil entender.
A grande questão, em qualquer área, independente se você é uma startup ou não, é não virar commodity. Pegue a Apple, por exemplo. A tal da taxa da Apple que a blogosfera tanto fala, tem a ver com a inovação que eles promovem em cada um dos seus produtos. E nunca param. Até piadas surgem dizendo que a Apple mata seus próprios produtos ao lançar versões novas. O que eles não querem é virar commodity.
O prêmio Finep de Inovação, portanto, tem um papel importante para nosso mercado. E se você quer participar da próxima etapa, fique atento. Em Março de 2009 começam as inscrições para a nova rodada.