Durante o mês de abril foi realizado um ciclo de três workshops para celebrar o lançamento do novo edital do Porto Digital, considerado um dos maiores parque tecnológico do Brasil. O primeiro em “Marketing e Vendas”, o segundo em “Gestão Empresarial” e, hoje, no dia em que abrem as inscrições, o “Workshop de Modelo de Negócios”.
Atrair público e subsidiar aqueles que querem submeter projetos para a incubadora são os principais objetivos dos gestores do Porto Digital e do C.A.I.S. do Porto. “A partir de maio começaremos a visitar as faculdades de Recife, pelo menos oito delas, para captar projetos”, conta Vitor Andrade, coordenador de Incubação do Porto Digital. A intenção é apresentar o edital, como fazer para se submeter, que tipos de projetos estão sendo focados e os benefícios em fazer parte desse habitat inovador e de puro networking.
Incubação internacionalmente inovadora
A partir de hoje, 26 de abril, estará disponível um hotsite com formulário online, simples e fácil, para que os candidatos possam saber mais sobre o Porto Digital, a Incubadora do C.A.I.S. e o edital. Para poder concorrer ao processo seletivo, o candidato deverá preencher online o formulário do edital, que fica disponível até o dia 22 de junho.
Com uma proposta inovadora de trazer metodologias internacionais que têm dado certo nos Estados Unidos e na Europa, o Porto Digital acredita que conseguirá acelerar startups inovadoras em menos tempo, colocando-as no mercado em até seis meses. Os modelos que serão aplicados são o Business Model Canvas, uma ferramenta de gerenciamento estratégico, e o Lean Startup, que tem como ideia desenvolver o projeto ao mesmo tempo em que o valida com o mercado, evitando assim perda de tempo e dinheiro.
São 18 vagas abertas para este edital, sendo nove destinadas a projetos que priorizem um dos 10 setores dos principais arranjos produtivos do Estado e outros que despontaram nos últimos tempos, como o naval, e três vagas para eventos esportivos e culturais de grande porte, como soluções para acesso aos eventos, divulgação e promoções. Além dessas, três outras vagas serão voltadas a solucionar problemas relativos à sustentabilidade socioambiental das cidades, como acessibilidade digital, consumo de água, revitalização e utilização de serviços urbanos, e as últimas três vagas para a resolução de problemas em qualquer outra área de interesse para o Estado.
Pré-requisitos e benefícios
Todos podem submeter projetos, pessoas físicas ou jurídicas, estudantes e profissionais, mas é preciso ter no mínimo duas pessoas por projeto. “Desses dois, um tem que ter formação ou, pelo menos, experiência na área de TI (Tecnologia da Informação), para que consiga executar o produto ou trazer pessoas que possam conduzir”, explica Andrade.
Dos 18 projetos que entram na incubadora, dez continuarão após seis meses. “Durante estes meses iniciais, avaliaremos o plano de negócio, trabalhando a fase da ideia, quem consegue desenvolver e executar, se é preciso cursos de capacitação, assessoria e treinamentos. Passado esse tempo, eles deverão se apresentar para uma banca, formada por governo, empresa e academia”, conta Andrade. “Eles mostram o que fizeram neste tempo, pois precisamos criar o senso de urgência no empreendedor. A tecnologia por si só não é mais o diferencial, mas a execução rápida. Não podemos perder tempo”, finaliza.
Os projetos que entrarem na Incubadora do C.A.I.S. terão todos os benefícios das empresas embarcadas no Porto Digital, que vão desde a formação do empreendedor, ao uso da marca Porto Digital, a participação em eventos e feiras, o acesso a cursos de capacitação, o relacionamento com a mídia, até a estrutura “ready to use”, que facilita o rápido início do trabalho sem a preocupação com a montagem do escritório.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.