Inicialmente, o contexto é catarinense, mas recebemos também a informação de que micro e pequenas empresas de outros estados também podem participar.
O Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC) lançou o Rede Empresas, um portal de compras eletrônicas que tem como principal objetivo inserir micro e pequenas empresas na cadeia de fornecimento de mídias e grandes corporações e entre os fornecedores de estruturas do Governo estadual e municipal.
Notícia publicada originalmente aqui.
As empresas interessadas em compor a rede de fornecedores e compradores do portal podem realizar seu cadastro diretamente no portal www.redeempresas.com.br . Qualquer empresa pode participar e acreditamos que a partir da segunda quinzena de agosto iniciaremos os processos de compra e vendas, afirma o gerente de comunicação e mercado do Sebrae, Spyros Diamantaras.
O micro e pequeno empreendedor pode ser tanto um fornecedor quanto um comprador dentro da Rede Empresas. A expectativa é que nos dois primeiros anos sejam cadastradas 1.400 micro e pequenas empresas e 20 grandes empresas. Com isso, a proposta é gerar aproximadamente R$ 16 milhões em negócios, conta Diamantaras.
Além de promover a integração entre as empresas e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas da região, o grande diferencial do portal Rede Empresas é que ele é o único capaz de atender tanto instituições públicas quanto empresas privadas. Atualmente, para fazer compras eletrônicas, o sistema público utiliza as formas pregão eletrônico e convite, e as empresas privadas usam cotação eletrônica, leilão e compra direta. Não existe nenhuma empresa atualmente que trabalhe com os dois públicos, afirma o gestor de tecnologia de informação do SEBRAE/SC, Alexandre Souza.
Benefícios para compra e venda
O www.redeempresas.com.br oferecerá benefícios tanto para quem compra como para quem vende. Para compradores, haverá garantia de transparência, agilidade na aquisição de produtos e serviços, segurança, otimização de recursos, realização de cotações/registro de preços, interação dos sistemas, redução de custos aos fornecedores com impacto direto nos preços ofertados, menor custo nos processos de compra (principalmente com comunicação), mais opções de produtos e fornecedores com fácil acesso e consulta, registro digital com histórico dos processos e ações realizadas no sistema.
No caso das empresas que irão fornecer os produtos, entre as principais vantagens estão: a participação no processo de venda sem a necessidade de deslocamentos, redução de custos, segurança, agilidade e modernidade, vendas em lotes maiores pela organização da demanda, ganho logístico pela regionalização de ofertas e distribuição, menor custo de atendimento do mercado na prospecção, negociação e manutenção de clientes, adoção de um canal de venda sem intermediação, grande capacidade de estreitamento de relacionamento comercial e conhecimento do cliente final, capacidade de expansão da área de atuação comercial e acompanhamento on-line da evolução dos processos e negociações eletrônicas.
Diferencial Competitivo
O diferencial competitivo oferecido ao micro e pequeno empresário será o menor tempo e custo operacional para localizar e contatar fornecedores ou compradores, tempo reduzido para execução do ciclo de negociação e abastecimento ou contratação de produtos e serviços, possibilidade de redução dos níveis de estoque e capital de giro, redução do custo final de bens e serviços devido aos ganhos do processo de compra e comercialização, facilidade de acesso a diversas alternativas de negócios, capacidade de conhecimento dos negócios e processos dos clientes, desenvolvimento de oferta de produtos e serviços cada vez mais adequados e maior produtividade, qualidade e economia nos processos internos.