Nos EUA o Digg é muito acessado e roteia acessos a diversos sites e blogs com perfis muito variados. O Digg nada mais é do que um serviço no qual links de notícias são votados pela multidão e os mais destacados vão para a página principal.
Fui pesquisar sobre os Digg-like brasileiros e encontrei uma situação muito parecida com a de dois anos atrás. Sou um “heavy-user” de internet e uso os mais diversos filtros – incluindo o Digg – para chegar ao conteúdo mais interessante. Mas me desinteressei pelos Digg-like brasileiros no começo de 2007. De lá para cá aparentemente pouca coisa mudou.
Encontrei dificuldades de localizar novos Digg-like e fiquei com os mesmo de sempre, os já conhecidos Rec6 e Linkk. Se a quantidade de votos na home de cada um deles é o sinal de como anda o serviço, o Linkk parece levar vantagem hoje em dia, situação inversa da de dois anos atrás. Não posso considerar o Uêba e o Yahoo Posts como Digg-like pois são serviços no qual a escolha dos itens é feito por editores e não pela multidão.
Diferença fundamental
O que notava no Rec6 e Linkk tempos atrás ainda acontece e talvez seja isso que tenha feito os dois serviços jamais vingarem fora da blogosfera. As pessoas geralmente postam conteúdo dos seus próprios blogs e nada mais. Todo mundo olha só para seu conteúdo e não para o dos outros. Além disso poucos votam no que os outros postaram, só se importando com os votos que o beneficiam diretamente. Isso é algo bem diferente do que acontece no irmão americano mais velho, o Digg.
Lá existe uma regra não escrita que pune quem posta o próprio conteúdo, ou seja, todo mundo está interessado é em postar e votar no conteúdo dos outros. Por causa disso o serviço acaba ganhando muitos links de veículos da chamada grande mídia. E estes, por receberem muitas visitas do Digg acabam por colocar um botão incentivando seus leitores a votarem e postarem por lá. É um ciclo vicioso que vai além dos interesses próprios e sim dos da multidão.
Essa é a diferença fundamental. Lá os interesses são coletivos aqui, individuais. Por isso os serviços que possuem um ou mais editores responsáveis como os já citados Uêba e Yahoo Posts levam vantagem. O interesse individual de quem posta não é levado em conta e sim a qualificação como assunto interessante para a maioria – assim espero – é que norteia as escolhas dos editores.