Ontem foi apresentado um novo projeto de reforma eleitoral que permite entre outras coisas o uso de blogs, twitter, orkut e outras comunidades em campanhas eleitorais. Isso é um grande avanço para os políticos brasileiros já que na campanha da prefeitura do ano passado esses meios não eram permitidos. E como fazemos para rastrear os políticos que estão no Twitter, por exemplo? O Politweets ajuda neste ponto.
O serviço, lançado no começo deste mês, lista apenas políticos com cargos eletivos que possuem um perfil real no Twitter. É um bom começo e se o projeto de reforma eleitoral for realmente aprovado – o deadline é Setembro próximo – O Politweets terá bastante trabalho e conteúdo para oferecer. E provavelmente alguns políticos não estão listados então cabe à multidão ajudar a popular o site.
É engraçado como as coisas funcionam no Brasil. Usar a internet sempre foi proibido. Existe até um consenso de que político não entende muito do que se trata a internet, com casos estranhíssimos como o do José Sarney que mandou fechar um blog, ou da reeleita prefeita de Fortaleza Luizianne Lins que quis fechar o Twitter.
Daí veio o Barack Obama e toda sua parafernália de mídias sociais que, se não o elegeu, ajudou bastante no voto do povo americano. Quem diria que o site da Casa Branca viraria um blog? Como um político conseguiu ser a pessoa mais influente de uma rede social que crescia rapidamente? Tudo isso deve ter impressionado os nossos políticos e agora todo mundo quer fazer o mesmo.