Entrevista e redação: Loriza Kettle, jornalista voluntária na Campus Party.
Todo mundo sabe que ter um bichinho de estimação em casa é como criar um filho, mas muitas vezes a pessoa não sabe cuidar do seu filhote por falta de informação. Pensando nisso quatro amigos da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – criaram a PetiKo, uma plataforma direcionada para o segmento pet que promove o conhecimento interativo e colaborativo, personalizado de acordo com o perfil de cada usuário. Com ela a pessoa vai saber, entre outras coisas, com que frequência deve dar banho no seu pet, que tipo de ração é a mais indicada, o que fazer quando o bichinho tem determinado comportamento, etc. Toda informação é disponibilizada por meio de recomendação de conteúdo, quizzes e grupos de discussões. As interações são remuneradas com PetiKets, moeda virtual trocada posteriormente por produtos e serviços de parceiros comerciais.
Para as empresas a vantagem da parceria é que a plataforma possibilita contato direto com seus clientes, além de ser uma vitrine que ajuda o fortalecimento e expansão da marca, favorecendo a fidelização. Oferece também relatórios e estatísticas de mercado. Atualmente com 10 empresas parceiras, a ideia da empreitada surgiu ainda na faculdade. Os amigos criaram uma startup focada em desenvolvimento web e recebia muitas propostas para desenvolvimento de plataforma de agendamento de consultas para clínicas médicas.
Mas as dificuldades com o mercado e a concorrência eram muito grande, sem contar que os projetos mais ousados sempre eram entregues para empresas já consolidadas. Nesse momento, perceberam outro nicho de mercado, os agendamentos de consultas para animais de estimação. A partir daí foi criada o primeiro modelo da PetiKo, com a proposta de facilitar a busca de serviços pet e agendamentos de consultas. A iniciativa rendeu a participação de um desafio de modelo de negócios dentro da UFSCar, o “Tira do Papel”.
O projeto venceu o desafio e ganhou um mês de mentoria e co-working oferecido pela Bridge, uma aceleradora de startup de São Carlos. Com o prêmio os empreendedores decidiram se dedicar exclusivamente ao projeto. Uma semana depois apareceu um forte concorrente muito mais capitalizado e os jovens empreendedores resolveram melhorar a proposta de trabalho. Buscaram informações sobre o mercado pet norte-americano e brasileiro e fizeram pesquisas de mercado. A partir daí perceberam a falta de conhecimento dos donos de animais de estimação e resolveram reformular toda a plataforma.
Com isso a PetiKo surge com a proposta de colaborar com a qualidade de vida do animal, incentivando conhecimento a seus tutores e remunerando com prêmios. O conteúdo disponibilizado é feito em parceria com portais que tem essas informações e veterinários interessados em ser colunistas.
Hoje a startup já tem dois grandes geradores de conteúdo como parceiros e está em busca de mais profissionais para suprir essa necessidade. Com previsão do lançamento oficial para dois meses, a PetiKo está na sétima edição da Campus Party Brasil, buscando networking e parcerias. A troca de experiência é de extrema importância para o grupo pois, como o projeto ainda está desenvolvimento, outros empreendedores já passaram por dificuldades semelhantes e podem compartilhar ideias validando um ambiente de co-working. “Sairemos daqui com novos aliados que esperamos que se tornem parceiros duradouros. Eventos como a Campus fomentam e estimulam o empreendedorismo no Brasil, dando visibilidade ao ecossistema de startup brasileira”, acredita Luciano Miranda, gerente de planejamento estratégico da PetiKo.
Time PetiKo
- Luciano Miranda – gerente de planejamento estratégico e alianças b2b
- Cleiton Silva – área comercial
- Rodrigo Furtado – operação e gerenciamento interno
- Vinicius Esperança – plataforma e tecnologia