O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) revelaram hoje (4) uma série de mudanças que prometem revolucionar o uso do Pix e expandir o open finance no Brasil. A partir de fevereiro de 2025, os brasileiros poderão realizar pagamentos por aproximação usando o Pix, eliminando a necessidade de acessar os aplicativos tradicionais dos bancos. Essa novidade também integrará o Pix às carteiras digitais, facilitando ainda mais as transações do dia a dia.
Essas medidas têm como objetivo não apenas simplificar o uso do Pix, mas também democratizar o acesso aos serviços financeiros, aumentando a eficiência e a conveniência para os usuários. Empresas interessadas em adotar essa funcionalidade precisarão obter autorização prévia do Banco Central.
Além disso, as novas regras ampliarão significativamente o alcance do open finance, obrigando instituições individuais ou conglomerados com mais de 5 milhões de clientes a participar do sistema. Com essa expansão, estima-se que até 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional serão beneficiados, promovendo uma maior inclusão e compatibilidade no setor.
O Banco Central também aprovou uma estrutura de governança definitiva para o open finance, visando proporcionar estabilidade e acelerar seu desenvolvimento. Em dezembro do ano passado, o BC já havia estabelecido um manual de monitoramento para supervisionar o desempenho das instituições participantes do open finance.
Com mais de 46 milhões de consentimentos ativos para compartilhamento de informações, o open finance continua a ganhar relevância como ferramenta essencial para promover maior transparência e competição no mercado financeiro brasileiro.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!