ouvado seja todo aquele empreendedor que coloca sua ideia em prática e a transforma em um projeto.
Para que o projeto realmente tome forma é fundamental a avaliação pelos mais diversos profissionais, além da família, claro.
Mudando a realidade da capital gaúcha, dia 17/11 será realizado o PITCHME UP! (BY STARTUP WEEKEND – POWERED BY KAUFFMAN FOUNDATION).
De um lado, 10 empreendedores terão 3 minutos para apresentarem seus novos negócios.
Do outro, uma banca de avaliadores composta por investidores, empreendedores de sucesso, executivos e acadêmicos que irão escolher os melhores pitches e dar conselhos e sugestões às startups.E, no meio de tudo isso, a chance de conhecer possíveis sócios, investidores e parceiros, em um evento inédito na cena empreendedora de Porto Alegre.
Mais informações e inscrições:http://www.sementenegocios.com.br/pitch
Abaixo o texto que coloquei em meu blog logo após o Meetup que ajudei a realizar no ano passado.
Você está realmente pronto?
Você tem definido seu plano de negócio, sabe responder a qualquer questão sobre a sua startup, porém falta somente um detalhe, a oportunidade de apresentar sua ideia inovadora a um investidor anjo.
Então em uma noite qualquer você está em um pub quando esbarra em um dos representantes de um fundo de investimento anjo muito conhecido e os caras estão com muita grana para investir em ideias geniais como a sua. Então algumas dúvidas pairam sob você: trocar cartões, solicitar 5 minutos de seu tempo, afinal de contas você está tão preparado que em 2 minutos explica de forma objetiva seu projeto, ou deixa passar esta oportunidade?
Agora, imagina esta mesma oportunidade, no mesmo pub, porém o investidor sabe que será assediado por diversos empreendedores e projetos da mesma forma informal como descrita acima, o que você faria?
Para o meu espanto alguns dos participantes do Startup Meetup Porto Alegre, não aproveitavam tal oportunidade. Estavam a alguns passos de investidores, possíveis parceiros, etc e mesmo assim, não se apresentavam, trocavam cartões, ou mesmo davam uma piscada “sexy” para o possível investidor.
Parti para uma pesquisa mais profunda sobre este fato (sou fanático por dados, pesquisas, IC), muitos dos participantes que não souberam aproveitar tal oportunidade questionavam se rodadas de negócio com os investidores aconteceria, ou seria somente um encontro informal. Informal? O investidor sabe que irá ouvir durante a noite inteira propostas, projetos, idéias e ainda é considerado informal?
Tivemos 120 pessoas inscritas, e o público presente no Meetup foi de 90, um dia após o evento recebi duas ligações bastante semelhantes, onde os interlocutores se desculpavam informando que somente não foram por não ser um evento formal, uma rodada de negócios, estranho não?
Estes telefonemas e a participação apática de um pequeno número de participantes no Meetup me fez refletir:
– Os empreendedores sabem realmente aproveitar as oportunidades, ou melhor, sabem criar as suas oportunidades?
– Todo empreendedor consegue esplanar em 5 minutos e de uma forma concisa seu projeto?
– O comportamento tímido pode nos atrapalhar profissionalmente quando possuímos um sonho? Ou este sonho não é tão especial assim?
– Quantos empreendedores realmente acreditam que os investidores irão bater a sua porta?
Creio que a grande maioria sabe o que é um Elevator Pich, mas se ainda há alguém que não foi apresentado a este fulano reproduzo abaixo o conceito.
Talvez você já tenha visto o termo “Elevator Pitch” em textos ou sites em inglês sobre empreendedorismo, mas sabe o que significa? Elevator, obviamente significa Elevador, e Pitch quer dizer Abordagem de Vendas. Desta forma, obtemos “Abordagem de Vendas no Elevador”.
O elevador representa o tempo que você tem para fazer a abordagem (1 minuto, a média que você fica dentro do elevador). Portanto, trata-se da abordagem de vendas que você consegue fazer de seu negócio em 1 minuto. Normalmente isto não se aplica a produtos e serviços para um cliente, e sim à venda de uma ideia ou negócio para outro interessado (por exemplo, um investidor).
Qual é a importância disso? Acontece que muitas vezes, 1 minuto é tudo que você tem para ganhar o interesse de uma pessoa. Você pode ser apresentado a um investidor, mas não conseguirá agendar uma reunião com ele a menos que naquele instante desperte seu interesse.
Em reuniões de networking, ter um bom “elevator pitch” também é muito importante, já que muitas pessoas estarão ouvindo muitas ideias, e um discurso eficiente atrairá a atenção para você.
Ao preparar sua Abordagem de 1 Minuto, leve em consideração o seguinte:
- Mostre empolgação: Ninguém ficará impressionado com seu plano se você mesmo parece desanimado. Mostre que acredita e tem paixão pela ideia, evitando exageros teatrais.
- Cuidado com o tempo: Se seu texto é muito longo, ou você “sai do roteiro” para entrar em detalhes, poderá ser interrompido e sua ideia não ficará completa. O texto deve ser simples e objetivo.
- Não se esqueça de pedir: Você precisa de um investidor? De um parceiro de negócios? De uma referência? De tempo para uma apresentação detalhada? Deixe isso claro no final do discurso.
- Aborde todos os pontos chave do negócio: É quase um plano de negócios resumido. Mostre que fez seu dever de casa falando brevemente sobre o produto, mercado potencial, modelo de receita, equipe e vantagens competitivas. Também é importante deixar claro como sua idéia resolverá uma necessidade ou problema dos outros.
- Treine, treine, treine: Escreva sua abordagem, decore-a, e faça o discurso para amigos, familiares e outras pessoas de confiança. Eles lhe ajudarão a identificar erros no raciocínio e você se acostumará com o texto.
- Crie frases chamativas, com cuidado: Dizer “nosso serviço vai mudar a forma das pessoas se comunicarem” pode ser interessante caso sua idéia realmente seja inovadora, mas dizer “vamos tirar as operadoras de telecomunicações do mercado” mostra falta de seriedade.
Guilherme Masseroni – Empreededor – Sócio da Get Way TM – @guimasseroni