A startup norte-americana KudoLearning, que fornece uma plataforma para aprendizado de um segundo idioma para crianças em idade pré-escolar, chega com tudo ao nosso país por meio do programa Startup Brasil.
Como educação é um tema crucial no mundo todo, os planos do pessoal da Kudo são ambiciosos: eles já têm escritórios em Israel, na Etiópia, na Espanha e no Uruguai, além de – obviamente – na terra natal, os Estados Unidos.
Bati um papo com a cofundadora Cynthia Rajman que, entre outros assuntos, me contou que a KudoLearning optou pelo programa de aceleração da Pipa – ela preferiu não informar o valor pedido ao programa, contudo. Confira, abaixo, o que a gente conversou.
Em que consiste o produto ganhador do Programa Startup Brasil?
O Kudo é um programa de aprendizado de segunda linguagem interativo e adaptável para crianças em idade pré-escolar para uso em tablets. É o encontro entre [o desenho educativo] Dora, A Exploradora e [a escola de inglês] Open English. Dois a cinco anos são a idade mágica para aprender um idioma, mas as soluções existentes são poucas, ineficientes e caras. Nossa plataforma – desenhada para o aprendizado em casa e na escola – usa histórias, games e música para criar engajamento e experiência intuitiva para pequenos alunos. Atualmente, estamos desenvolvendo conteúdo em inglês e espanhol, com expansão futura para o português e outras linguagens.
Estamos operando em beta para alguns usuários agora, com crianças testando o programa em casas e escolas nos Estados Unidos, Chile e Uruguai. Em breve, o Kudo estará disponível na App Store, da Apple, para iPads.
Também temos uma versão institucional para tablets Android que comercializamos para grandes distribuidores e que será pré-instalada nos dispositivos deles. Temos um contrato de distribuição com um instituto difusor de conteúdo de educação digital, uma carta de intenção do maior distribuidor de conteúdo educacional em espanhol da América Latina e estamos em negociação com o líder em distribuição de material educacional no Chile.
Vocês tiveram investimento ou injeção de capital antes do programa Startup Brasil?
Tivemos um financiamento anterior do StartUp Chile, com US$ 40 mil de bolsa (equity free). Agora, estamos levantando uma rodada semente de US$ 250 mil, da qual o Startup Brasil faz parte. Esperamos fechar essa rodada até o fim de setembro.
Vocês definiram a aceleradora para o programa Startup Brasil?
Escolhemos a Pipa por causa do foco em compartilhar valores e responsabilidades sociais. Tivemos o privilégio de falar com o CEO de outra companhia de tecnologia da educação que vem sendo financiada pela Pipa e ficamos impressionados sobre o quanto a Pipa tem sido capaz de apoiar o crescimento dessa empresa. Como uma companhia de educação, temos missões que vão além do lucro financeiro puro e simples, e ter um apoio de um venture capital que compreende a interação entre as forças de mercado e o benefício social é uma forma importante para que avancemos.
Conte um pouco sobre os fundadores da startup.
O Kudo foi fundado por um casal: Shlomy Kattan, responsável por estratégia, negócios e desenvolvimento de currículo, e eu, Cynthia Rajchman, que cuido de produto e desenvolvimento de conteúdo. Nós dois estaremos no Brasil durante o desenvolvimento do programa.
Shlomy é PhD ekm Educação na Universidade de Berkeley, onde pesquisou sobre apreensão de idiomas durante a infância. Ele também foi consultor do Boston Consulting Group para tecnologia e mídia e, antes disso, foi gerente nacional de serviços educacionais para o Wall Street English no Equador. Ele também fundou e foi editor do Berkeley Review of Education, revista acadêmica que já está no quarto ano de publicação.
Eu tenho mestrado em terapia familiar e infância, e fui professora pré-escolar com profunda especialidade em desenvolvimento infantil. Também fundei um programa de segundo idioma em uma escola particular de elite em Nova York. Tenho mestrado em psicologia clínica no California Institute of Integral Studies e bacharelado em psicologia pelo Hunter College, em Nova York.
Nossa equipe de engenharia é liderada por Brook Molla, responsável pela arquitetura de software. A equipe de animação é conduzida por Gil Nevo, diretor de arte que já foi premiado com um Emmy.
Desde quando vocês vêm trabalhando na ideia?
Começamos a trabalhar no Kudo no ano passado. Como muitas startups, a ideia cresceu a partir da tentativa de resolver um problema com o qual nos deparávamos diariamente. Ao trabalhar com crianças, pais e professores constantemente éramos perguntados sobre plataformas de aprendizado de segunda linguagem para crianças, uma vez que existiam programas que eram inadequados e ineficientes. Uma noite durante o jantar, conversamos sobre como deveria existir uma maneira melhor para ensinar crianças no aprendizado de uma segunda linguagem, e percemos que o melhor abordagem era criar algo que nos daria orgulho de compartilhar com nossos amigos e com nossa família.
Qual a vantagem da plataforma de vocês sobre as demais do mercado?
Antes e acima de tudo, o Kudo é mais eficiente do que outros produtos. Nosso programa é baseado em anos de pesquisa e na última ciência no aprendizado de linguagens. Temos três pilares pedagógicos que nos levam a essa eficiência: o uso contextualizado da linguagem nativa; instruções de apoio; e engajamento de aprendizado.
Em vez de simples repetição mecânica de palavras isoladas, o Kudo traz nova linguagem para jovens alunos de maneira que eles entendam por meio de histórias e aventuras refletindo as suas experiências cotidianas. O vocabulário fundamental se repete em contextos diferentes para que as crianças não apenas memorizem, mas realmente aprendam as palavras.
Em segundo lugar, temos uma poderosa tecnologia que nos permite adaptar o conteúdo para o nível de compreensão de cada usuário, cada vez mais difícil à medida que aprendem mais, e tornando-se mais fácil se eles têm dificuldade. Para apoiar esta proposta, foi desenvolvido um sistema de reprodução de vídeo que é único não só na tecnologia da educação, mas em conteúdo móvel em geral.
Por fim, os pais vão ficar felizes ao saber que estamos com preços mais baixos que os nossos concorrentes.