Inaugurado há pouco mais de um mês, o Parque Tecnológico de São Caetano do Sul surge como um catalisador do progresso e da inovação na região do Grande ABC. Em um papo com o STARTUPI, Alan de Camargo, Presidente do Parque, falou sobre o papel do parque e suas perspectivas para o futuro.
O espaço é hoje lar de cerca de 40 startups, cuja residência tem o período médio de seis meses. “A princípio, abrimos para 20 startups, mas entendemos que o espaço físico poderia comportar mais empresas. Depois do período de residência, as startups que tiverem mais sinergia com o espaço podem aplicar para ficar aqui dentro por mais tempo, e o edital para aplicar para a residência fica aberto o ano todo”, conta Alan.
Alan destaca que o Parque, fundado em 13 de março, é parte integrante de uma série de iniciativas de inovação promovidas pela prefeitura. “Com mais de 40 startups residentes, o Parque Tecnológico oferece um ambiente propício para o desenvolvimento e aprimoramento de ideias disruptivas”, diz. Um dos destaques é a parceria com a General Motors (GM), que visa promover a inovação no setor automotivo através de programas como hackathons e projetos voltados para carros elétricos.
Além disso, a prefeitura está lançando um projeto pioneiro de inovação aberta, incentivando startups a apresentarem soluções para desafios urbanos, como segurança, mobilidade e saúde. Com o apoio da legislação de incentivo à inovação, o parque oferece recursos para a realização de projetos piloto que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A Lei dispõe de uma série de medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas pela iniciativa privada, sociedade civil e cidadãos do município e prevê que empresas privadas possam direcionar 10% do ISS devido para o fomento de startups e investimento no ecossistema de inovação de São Caetano do Sul.
Assim, o objetivo é que sejam selecionadas pelo menos 30 startups para apresentarem soluções voltadas para cidades inteligentes e que as selecionadas desenvolvam projetos piloto com a prefeitura. Startups de todas as verticais podem aplicar, e o edital de chamamento será aberto no início de junho. Já para o edital de inovação aberta da GM, o objetivo é que as startups possam se inscrever a partir de 16 de maio e que pelo menos cinco startups sejam selecionadas.
Entre os parceiros do Parque Tecnológico está também a Bossa Invest, que está desenhando, junto ao governo municipal, a possibilidade de investimento nas startups residentes do Parque. “Nosso intuito é não apenas fornecer recursos financeiros, mas também em conectar as startups com as empresas e indústrias locais. Essa integração entre startups, corporações e o ecossistema local é essencial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico de forma sustentável e colaborativa”, garante Rodolfo Amaral, gerente de relacionamento com corporações da Bossa Invest.
Desenvolvimento tecnológico de São Caetano do Sul
A cidade, localizada na região metropolitana de São Paulo, tem um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do Brasil, e agora emerge como um polo de inovação e empreendedorismo. O Parque Tecnológico não apenas oferece um espaço físico para startups, mas também proporciona programas de mentoria especializada e oportunidades de networking com grandes empresas, como a GM, Salesforce e Mercado Livre. “Nosso objetivo é que para o futuro próximo nós tenhamos desenvolvido um processo de mentorias que leve em consideração as particularidades e dores de cada uma das startups residentes”, explica Alan.
A expectativa é alta para o futuro do parque, com o objetivo de colocar São Caetano do Sul no mapa da inovação e acelerar o crescimento das startups. Com um enfoque inclusivo e colaborativo, o Parque Tecnológico promete transformar a região do Grande ABC em um hub de inovação reconhecido nacionalmente e além-fronteiras. “Nosso objetivo principal é colocar São Caetano no universo de inovação. A gente não tinha ação voltada à inovação, não éramos entendidos como uma cidade com um ambiente propício a isso. Agora, com o Parque, a gente quer que as empresas cresçam da maneira mais rápida possível. Queremos encontrar o próximo unicórnio o mais rápido possível”, finaliza Alan.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.