Faz algum tempo que conversei com o CEO da Paralagames, Jefferson R. Scomação, que me contou algumas coisas sobre essa nova startup sediada em Curitiba – mas que já tem um escritório operando na Holanda.
A empresa desenvolve games para iniciantes nesse universo, ou para aqueles que têm algum tipo de dificuldade cognitiva.
Outros fundadores da startup são, segundo ele me contou, Arjan Kroes (música e design) e Todd DuFore (arte e design). Contribuem, também, professores da PUC do Paraná, segundo me relatou o CEO.
Com alguns produtos lançados, o grande lançamento, contudo, vai ser no WebSummit, para o qual eles foram contemplados no programa Alpha, conforme eu já contei por aqui. Veja, abaixo, o que Scomação me contou.
Em que consiste o serviço que vocês oferecem?
A Paralagames é um empresa dedicada a produzir jogos para diversas plataformas, com foco em acessibilidade e novas interfaces para integrar jogadores antes não habilitados para o mundo dos Games e inovação na área de jogabilidade e novos meios e/ou nichos de jogos.
Fale um pouco sobre a participação no programa Alpha do WebSummit.
Após termos realizado a inscrição, ficamos muito surpresos com o convite, porque nossos principais produtos ainda não estão disponíveis para o público em geral, nem mesmo para mídia! Após algumas conversas e pesquisa decidimos participar, especialmente porque é na Europa e temos um escritório lá também! O pessoal de contato do evento é extremamente atencioso e responderam com prontidão a todas minhas solicitações e/ou questionamentos!
A Paralagames está em funcionamento?
Hoje já estamos em funcionamento, com alguns jogos já lançados e outros sendo produzidos no momento. Nosso principal foco atualmente é o jogo que iremos apresentar na WebSummit.
Desde quando vocês vêm trabalhando nesta ideia?
Temos contato intenso com pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade em manejar computadores e, com o tempo, começamos a ver uma necessidade ainda não tão bem resolvida. Começamos a investigar, estudar e agora a investir em ideias para outros segmentos de gamers e novas interfaces, que serão a próxima geração nos consoles mais utilizados. Para o evento em Dublin, será lançado oficialmente nosso produto e data de início de pré-venda!
Fale um pouco sobre a abrangência dos seus produtos.
Temos conhecimento, estudo, contato direto com médicos, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde. Damos o domínio de tecnologias de ponta não disponíveis anteriormente.
Quais as vantagens dos games de vocês em relação a outros mais difundidos?
Não vendemos diretamente e existem poucos games que são habilitados para auxiliar jogadores com algum tipo de dificuldade. Existem muitos estudos, iniciativas, mas nada que difunda de forma global esse conceito.
Onde e para quais lugares os serviços são fornecidos?
A empresa tem sede em Curitiba e também um escritório na Holanda. A venda desse tipo de software é feita por canais especializados como Apple AppStore, GooglePlay (em breve), Steam (em breve) e outros sendo acordados nesse exato momento.