O grupo JOKR/Daki, de delivery de compras em minutos, anunciou o fim de suas operações em Nova York e Boston no dia 19 de junho e deixou completamente o mercado dos Estados Unidos para se concentrar na América Latina. “Decidimos interromper, por enquanto, nossas operações nos EUA, que recentemente representaram cerca de 5% dos nossos negócios e com uma oportunidade estruturada de maneira muito diferente das outras regiões em que atuamos”, diz empresa em comunicado. Segundo a companhia, não foi uma decisão fácil de ser tomada e as experiências e aprendizados no mercado norte americano foram de extrema importância para conseguirem garantir a expansão e sucesso do negócio na América Latina.
“Dada a nossa posição única na América Latina, decidimos aumentar nossos investimentos na região organicamente e explorar outras oportunidades complementares, expandindo nossa presença geográfica e nossa oferta de serviços para nos tornarmos o supermercado online líder, com excelência de atendimento ao cliente em toda a América Latina, um mercado de varejo de 1,2 trilhão com menos de 10% de penetração online”, complementa.
Cenário positivo no Brasil
No final de 2021, a Daki, anunciou junto à JOKR, a segunda rodada de investimentos do grupo. A startup recebeu uma Série B de US$ 260 milhões, e com isso, o grupo passou a valer US$ 1,2 bilhão. A rodada, que foi uma das maiores Séries B nos últimos anos, foi apoiada por Activant Capital, Balderton, Greycroft, G-Squared, HV Capital, Kaszek, Mirae Asset, Monashees, Moving Capital, Tiger Global e outros. Os novos investimentos chegam para impulsionar a expansão da Daki no Brasil e JOKR na América Latina e Estados Unidos.
Em 2022, a empresa anunciou o lançamento de sua marca própria de produtos e se tornou o primeiro delivery do Brasil a vender produtos próprios. O projeto prevê inicialmente o lançamento de produtos em sete categorias, e atingir ao menos 30 itens personalizados à disposição dos clientes do app até o segundo semestre de 2022.
O carro-chefe do lançamento é o INO, vinho da Daki. Outra novidade é a linha de produtos da Padoka Daki que oferecere pães frescos e frios. Inicialmente, os produtos estarão disponíveis, a princípio, nos bairros: Santa Cecília, Paulista, Pinheiros, Moema, Vila Clementino, Itaim, Mooca, Pompéia, Bela Vista e Vila Mariana. Mas, a ideia é que todas as lojas da Daki passem a vender os itens em breve.
* Foto de destaque: Rodrigo Maroja, Rafael Vasto e Alex Bretzner, fundadores da Daki