Marcelo Nakagawa é diretor de empreendedorismo da FIAP, uma das principais faculdades de tecnologia do país, e também é professor de empreendedorismo e inovação em várias escolas de negócios. Além de acumular tarefas acadêmicas, ele também é mentor na Endeavor, é pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão Tecnológica e Inovação da USP, doutor em Engenharia de Produção (POLI/USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas. Como se não fosse pouco, ele também é membro do conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil.
O diretor (um dos vários título que escolhemos para esse post) estava presente no evento Welcome Aboard Start-Up Brasil que aconteceu na última semana e fez uma palestra entitulada “10 erros do empreendedor brasileiro” para os presentes. Achamos a palestra interessante e decidimos compartilhar com os leitores.
É difícil nomear apenas 10 erros dos empreendedores brasileiros. Afinal, como outros empreendedores de outros países, 10 é só a ponta do iceberg. Mas Marcelo escolheu os principais e causou risos com sua palestra. Você pode ver o vídeo na íntegra abaixo (o som está um pouco baixo), mas adiantamos aqui os principais pontos levantados por Nakagawa. Ficam as dicas:
1. Empreendedores prepotentes
“Ele acha que tem uma ideia genial e que vai ficar bilionário”, diz Nakagawa. A humildade é uma qualidade importante para um empreendedor aprender.
2. Não tem uma grande oportunidade
Questionando um post “por que o Brasil não produz startups de um bilhão de dólares?“, Nakagawa diz que é simplesmente pelo fato das startups não solucionarem grandes problemas. A solução de grandes problemas que vai gerar grandes oportunidades.
3. Não sabe qual é o seu negócio
Nakagawa mostrou que até grandes empresas às vezes não sabem que produto vendem. Ele fez um quiz com os participantes para mostrar que nem nós, clientes, sabemos o que as empresas vendem. Por exemplo a Cacau Show. Nakagawa questiona que o negócio da empresa não é chocolate e sim presentes. Ele mostrou também que outros buscadores tinham sido criados antes do Google, mas só o Google sabia que oferecia um serviço de organização de informação.
4. Não tem uma estratégia global
Pensar no futuro é importante.
5. Valor excessivo ao Canvas
O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento, um mapa visual que contém o modelo de negócios. Nakagawa critica quem segue o método como religião e diz ser mais favorável ao modelo guardanapo, em que você tem que explicar seu negócio em um guardanapo.
6. Pivotam pelo motivo errado
Nakagawa critica os empreendedores mercenários, que querem ganhar dinheiro a qualquer custo, um dos principais motivos do empreendedor brasileiro pivotar. Ele traça um paralelo entre o empreendedor mercenário e o empreendedor missionário, com uma missão.
7. Contrata pessoas iguais a si
Nakagawa fala da importância da empresa ter uma pessoa que vende e uma pessoa que faz, algo que não deve nunca ser esquecido pelos empreendedores.
8. Não sabe trabalhar em parceria com outras empresas
Afinal, a união faz a força
9. Não sabe vender
Existe a máxima: se não sabe vender, contrate alguém que saiba.
10. Não tem referências
Nakagawa falou sobre a importância de ter um exemplo de empreendedor para fazer seu negócio crescer
Muitas vezes é difícil para um empreendedor saber os erros que está cometendo, a não ser depois de cometê-los. Nakagawa ressalta, que o mais importante é aprender. “Só há um tipo de empreendedor que fracassa: aquele que não consegue aprender com seus próprios erros”. Vale a reflexão.
A palestra na íntegra: