Depois de crescer 200% somente no ano passado, a Omnik, startup que transforma negócios em marketplaces prevê um crescimento três vezes maior em 2024. Desde o investimento realizado pela FCamara em 2020, a empresa quintuplicou seu crescimento, assim como o número de profissionais e clientes. Hoje, o portfólio da Omnik tem nomes como Grupo Pague Menos, Marisa, Lojas Amaro, Panvel, Grupo Vila Nova, CIMED, Pet2Pet e Cocamar.
“Na época em que investimos na Omnik, tínhamos uma relação estreita com os fundadores da empresa e já estávamos atendendo o nicho de marketplaces. Paralelo a isso, identificamos que a empresa seria uma grande força para o nosso ecossistema e tínhamos a certeza de que ela cresceria ainda mais ao nosso lado. Passados quase quatro anos, os números ainda nos surpreendem”, conta Fábio Câmara, fundador e CEO da FCamara.
Neste primeiro trimestre de 2024, estão sendo lançadas pelo menos quatro soluções: a Gestão de catálogo com Inteligência Artificial, desenvolvida em parceria com a IBM, para tornar mais rápido o upload dos produtos (SKUs) do seller no marketplace; o Omnik Ads, retail media para monetizar espaços por meio de ações conduzidas pelos próprios vendedores; o Omnik Envios, solução logística em parceria com a Intelipost; e o Omnik Finance, solução financeira para possibilitar mais oportunidades de funding e crédito ao marketplace e ao seller.
“Ganhamos a concorrência de um grande projeto nacional, que ainda não posso abrir o nome, que irá pautar esse crescimento em 2024. Sempre muito pés no chão e buscando crescer de forma saudável o negócio, nosso plano é ganhar ainda mais projeção no Brasil, iniciando uma exploração no mercado Latam e Europa ainda este ano”, conta Matheus Pedralli, cofundador e CEO da startup.
Depois da Omnik, FCamara segue plano de M&As
A FCamara segue firme no seu plano de expansão nacional e internacional desde 2022. Com um crescimento de 250% nos últimos três anos, a multinacional comemora o resultado das últimas negociações e segue trabalhando para novas fusões e aquisições.
Em 2022, assumiu o controle da Nação Digital, empresa de comunicação full digital voltada para performance e growth, e da RY Tech, startup inglesa especializada em fintechs e bancos. Em 2023, foi a vez da SGA e, mais recentemente, da Play Studio, o que mostra a força da companhia no universo empreendedor. A FCamara está presente em Portugal, Reino Unido e Benelux, já com tratativas avançadas em outros países.
“Com muitos cases de sucesso recentes, a FCamara tem se tornado referência no mercado de aquisições no longo prazo, trazendo para o grupo empresas que agregam valor e crescimento. Estamos no caminho certo, com aquisições que têm nos acrescentado aplicabilidade e reconhecimento nos setores em que atuamos. O objetivo é, de fato, ganhar sempre mais reconhecimento nesse mercado de M&A. Para os próximos anos, planejamos adquirir outras companhias que estejam ligadas às nossas estratégias, serviços e produtos, algumas brasileiras e outras internacionais”, finaliza Fábio.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação