Redes sociais de nicho vêm surgindo bastante no decorrer dos últimos anos e, agora, a Ology chega para abarcar a classe médica no Brasil. A ideia é atender a qualquer especialista da medicina, auxiliando o contato entre esses profissionais.
Dentre os serviços oferecidos, há a emissão de prescrição médica eletrônica, as videoconferências e o chamado e-Diagnosis, um ambiente virtual colaborativo para troca de informações, cujo intuito é auxiliar nos avanços de diagnósticos.
“É um tipo de crowdsourcing, uma enorme sessão de brainstorming para ajudar a avançar com diagnósticos por meio da troca de informações”, afirma Giovana Pieck, cofundadora da plataforma.
“Muitas condições clínicas têm natureza multidisciplinar e o e-Diagnosis ajuda a diminuir a complexidade destas condições, porque permite a interação entre diversas especialidades, de maneira fácil e rápida. Nós queremos ter o melhor e mais completo canal de conhecimento, comunicação e relacionamento dos médicos do Brasil”, diz Pieck.
A rede é arquitetada em código aberto e mantém dois tipos de conta: uma padrão, que é gratuita, e outra premium, cuja ideia, segundo comunicado, é aprofundar seus conhecimentos e habilidades por meio de atualização científica, discutir casos e opções de tratamentos com especialistas, e consultar a opinião ou pedir ajuda em diagnósticos mais complexos, possibilitando o desempenho de papel social ativo.
O projeto, que está em fase de lançamento após três anos de desenvolvimento, por Pieck (que é especialista em marketing) e pelo cofundador de uma agência de internet na Holanda, Marc Schipperheyn.