Até o momento, 1872 restaurantes e lanchonetes de 7 cidades do Brasil já se cadastraram e estão oferecendo 86.535 pratos por meio do BuscaPrato, serviço criado há não muito mais de um mês, durante um final de semana. “Fui mentor da equipe durante o Curitiba Startup Weekend, evento em que eles criaram o serviço e foram os vencedores”, conta Guilherme Masseroni, fundador da empresa de big data Getway, que virou conselheiro acionista da startup e jura que os caras são mesmo bons. Integram a equipe: Moises Magno (CEO), Flávio Cândido (diretor comercial) e Emanuelle Cardoso (diretora de marketing).
Inicialmente, também pensei “lá vem mais um achando que sua funcionalidade diferenciada vai garantir um mercado”, mas aí lembrei que mesmo depois da onda de compras coletivas ainda vimos coisas surgirem e inovando na área. O BuscaPrato é o tipo de app que pode sofrer inicialmente um preconceito ou descaso por parte do público, que já está cansado de apps de comida. Mas, em sua maioria, são apps de resenhas ou de fazer pedidos – e um de fazer reservas. O BuscaPrato conseguiu achar uma abordagem diferente.
O modelo de negócio já está definido. “A equipe do Busca Prato me convidou para ser sócio. Acredito que há uma elevação da empresa para utilizar seus dados no universo big data”, comenta Masseroni. Inovando na proposta de valor ao cliente final desde o início, a primeira coisa na interface do BuscaPrato é a pergunta: o que você quer comer hoje? O sistema faz uma busca pelos pratos cadastrados, mostra ao usuário e aí ele escolhe o local, com base nas outras informações (localização, preço, etc). Tudo isso acontece de forma gratuita, mas alguns estabelecimentos já começaram a pagar o plano mensal que está por R$ 49,90, que permite fazer divulgações, pesquisas de satisfação e extrair análises sobre o perfil dos usuários e seus hábitos de consumo, entre outras ferramentas de marketing e inteligência de mercado.
Semanalmente o aplicativo irá disparar uma mensagem automática para o celular de todos os usuários, informando qual foi o prato mais recomendado da semana. Por exemplo: “Prato da semana: Feijoada Completa no restaurante Chica da Silva. Passe lá para saborear.”, com isso vamos estimular os usuários a saírem para comer fora de casa mais vezes, aumentando assim o movimento nos estabelecimentos.
Foto: HyperAndie.