* Por Fernanda Nascimento
Cada dia mais profissionais vêm descobrindo os benefícios de se trabalhar o LinkedIn como ferramenta de geração de leads ou intenções de compras. Quanto maior é o número de profissionais ativos nessa plataforma, mais interessante ela fica e melhores são os resultados que conseguimos da estratégia de usar nossa network profissional para fazer negócios.
Muitos líderes, no entanto, ainda descuidam de pontos importantes, que não podem ser negligenciados.
- Atualização de perfil
Manter o seu perfil atualizado não só é importante para mostrar que você está presente e interessado em usar o LinkedIn, mas para que todos saibam as últimas conquistas da sua empresa. Outro dado importante é que colaboradores consideram inovador ter um líder engajado, além de explicarem que é mais fácil fazer negócios quando se tem um líder digitalmente engajado, pois os clientes entendem que estão trabalhando com uma empresa moderna, antenada e que está disposta a dialogar.
- Não responder às mensagens recebidas
A questão às vezes nem é a não resposta, mas a demora dela. Quanto antes você responder ao seu cliente ou parceiro, maiores as chances de sucesso. Já escutei de muitos líderes que não têm tempo para redes sociais porque estão correndo atrás dos clientes. Enquanto isso, o cliente ou a pessoa que poderá lhe apresentar diretamente ao cliente está esperando no inbox por semanas, com um lead quente, mas que a demora pode fazer facilmente esfriar.
- Não oferecer ajuda à sua network
Não atender aos pedidos da sua network pode ser um grande erro. Primeiro porque uma simples resposta com a explicação do porque não se pode ajudar não é tão complicada de se fazer e é de grande demonstração de atenção! Ninguém é obrigado a atender um pedido que não lhe deixa confortável, mas explique isso a quem lhe pede. Deixar as portas abertas é usar do bom senso, porque é verdade que o mundo dá voltas e que um dia podemos precisar exatamente daquela pessoa que ignoramos.
Agora, vale muito a pena ajudar quando é possível. Pode ser bom para quem pede o contato e para quem é contatado também. Já fiz inúmeras conexões entre pessoas da minha network e que quem agradeceu foi quem recebeu o contato e não quem o pediu.
- Esquecer de entrar no LinkedIn
Nada do que falamos aqui é possível se você não dedicar um tempo do seu dia a trabalhar essa rede profissional. Há muita coisa acontecendo por ali: influenciadores relatam seus cases de sucesso e de insucesso, experiências são trocadas, negócios são feitos, talentos são encontrados, como você pode ficar fora de tudo isso?
Se você se identificou com essas linhas, minha humilde sugestão é que comece agora mesmo a aproveitar do que ela oferece. E se precisar de ajuda, mande para nós suas dúvidas que teremos prazer em lhe auxiliar nessa jornada.
Fernanda Nascimento tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico.