* Por Rodolfo Carvalho
Antes de me aprofundar no tema central deste artigo, gostaria que você, caro leitor, fizesse um pequeno exercício de imaginação – ou até mesmo lembrança: imagine que você está em um time de vendas e tem algumas metas para bater. Chega o fim do mês e as metas foram todas alcançadas. O prêmio? Um almoço para dois em uma churrascaria! Pode parecer interessante, com as melhores das intenções, mas e se a pessoa em questão for vegetariana? A recompensa poderia ser considerada, até mesmo, um gesto de mau gosto por parte da empresa.
O exemplo acima pode até parecer simplista, mas ressalta uma falha na crença que bonificar um colaborador é escolher um prêmio que acredita que agradará a todos, mas se esquecer da pluralidade de gostos. Por isso, o marketing de incentivo é uma ferramenta muito poderosa e benéfica para todas as partes de uma companhia, mas somente se aplicada corretamente para, de fato, cumprir com seu principal objetivo: incentivar e estimular a equipe.
É neste momento que as Incentivetechs entram em cena, para colocar sob os holofotes maneiras de engajar, reter e estimular o senso de pertencimento de cada indivíduo dentro de uma corporação, atreladas à tecnologia e inovação criando relações de trabalhos mais sadias e, claro, produtivas.
Um exemplo interessante de como tais iniciativas podem ser impulsionar a relação entre empresa e colaborador, é a disponibilidade de marketplaces. Por meio de parcerias e pacotes fechados com grandes marcas de diversos setores, como gastronomia, cultura, viagens, educação e até mesmo eletrodomésticos e automóveis, o funcionário ganha o empoderamento e a liberdade de escolher a opção mais atrativa e interessante para si, com base em seus méritos.
Traçando um paralelo, podemos dizer que as campanhas de incentivo realizadas desta maneira funcionam como programas de fidelidade que as corporações possuem com seu público final em que, novamente, todas as partes ganham. O time, que fica feliz por ter descontos e opções mais atrativas e diversificadas; a companhia que, ao disponibilizar o benefício e reconquistar a equipe, registra índices cada vez mais satisfatórios e, claro, a empresa parceira, que colocou sua marca em evidência, estimulando a repetição de negócios.
Unificar boas práticas de bonificação e engajamento à criatividade, tecnologia e acessibilidade são as melhores alternativas para garantir o empoderamento da sua equipe, bons resultados para sua companhia e, de quebra, estimular a economia do país, por meio das parcerias!
Rodolfo Carvalho é CEO da Incentivar.io, primeiro software de incentivo do Brasil.