Sonhar e lutar. Correr atrás e esperar. Inspiração e transpiração. Planejamento e gerenciamento, entre outros. Conseguir resultados e realizar objetivos geralmente está associado ao esforço de por estratégias em prática – a realidade está cheia de exemplos que provam que essas coisas são necessárias.
Entretanto, conforme Tim Ferris ensina a criar empresas musas para uma semana com 4 horas de trabalho, eventualmente a realidade permite que alguns fatores se reúnam e concentrem uma forte probabilidade de sucesso – e dá certo. Isso aconteceu com Ben Huh.
Ben foi verificar quem tinha linkado uma foto do seu blog e estava demandando tantos acessos ao servidor. Descobriu um blog bobinho e a possibilidade seríssima de ajudar os donos a criarem algo realmente grande e quente. Em pouco tempo, comprou a ideia para si, decifrou o segredo do milagre e fez a multiplicação: em dois anos, tem 30 blogs e 12 milhões de acessos por mês, e testa um novo a cada semana. Também criou livros e souvenirs para vender em uma loja online própria.
Hoje, mais ou menos quase sem querer e sem esforço, é dono da rede de blogs de humor mais acessados (e, provavelmente, rentáveis) do mundo – tudo às custas do conteúdo fornecido gratuitamente pelos fãs. Como? A missão da I can has cheezburger Network é fazer o mundo rir 5 minutos por dia, e isso funciona tanto que foi interpretado por um articulista da revista Wired como um movimento: o meme recorrente como piada. Ou seja, o fortalecimento de ideias por meio de fixação e repetição.
Imagino (e perguntei a ele) se a forma como os blogs de Ben aproveitam o conteúdo gerado pelo usuário e o design emocional poderia ser usada para outros tipos de projetos e causas. Institutos, fundações, ONGs em geral, governos, causas nobres, globais e humanitárias poderiam se inspirar na rede I can has cheezburger. Ele disse que tem o emprego dos sonhos e não se envolveria em projetos de outro tipo.
Trace suas próprias perspectivas. Assista ao vídeo da palestra que Ben Huh deu em São Paulo no evento YouPix na primeira noite de dezembro – e entenda que, às vezes, basta ver as coisas claramente e mantê-las simples para que tudo fique maravilhoso.
Acompanhe o Ben Huh no Twitter @benhuh.
Acompanhe o YouPix no Twitter @napix.