Esta seria a tradução mais literal para o slogan do evento digiday:APPS, que aconteceu em Nova York em 12 de agosto: The Insatiable App-etite for Apps! A holding binacional SocialSmart (sediada em SP e NY), investidora e diretora do Startupi, da Amanaiê e do Compra3, contribuiu diretamente com os debates.
Digiday:APPS é a mais expressiva conferência para produtores e patrocinadores de aplicativos e widgets que funcionam no Facebook, em iPhones e plataformas OpenSocial. Como parceiro da SocialSmart e da Amanaiê, participei em um painel sobre aplicativos e também fiz uma apresentação sobre as oportunidades em torno do crescimento da plataforma OpenSocial. Outros participantes incluíram KickApps, RockYou e appssavvy e houve uma palestra especial de Jason Calicanis, CEO do Mahalo.
A demanda por aplicativos como um veículo de marketing cresceu dramaticamente em dois anos, desde que o Facebook abriu sua plataforma para todos os desenvolvedores. Em particular, vem acontecendo uma resposta por parte de outra redes que aderiram o padrão de aplicativos OpenSocial, do Google. Entre elas, MySpace, Orkut, Bebo, Hi5, Sonico, Mixi, CyWorld, Friendster e outras. O padrão OpenSocial soma mais de 700 milhões de usuários no mundo.
Uma das maiores questões na conferência foi: se devemos construir um aplicativo personalizado para uma campanha ou aproveitar as redes de aplicativos existentes. A realidade é que ambas abordagens podem funcionar, dependendo das necessidades de uma campanha específica. Acreditamos apoiar um aplicativo personalizado com uma campanha em outros aplicativos já existentes é a combinação que funciona melhor para criar uma mensagem altamente direcionada e fazer a audiência crescer rapidamente.