Pequenos bares, lanchonetes e restaurantes têm enfrentado desafios financeiros desde a pandemia. De acordo com uma pesquisa da Abrasel, no primeiro trimestre de 2024, 31% desses estabelecimentos operavam no vermelho, o maior índice desde março de 2023, devido à queda nas vendas e na clientela.
Para auxiliar esses empresários, bancos começaram a oferecer, a partir de 13 de maio, uma opção para renegociar dívidas de Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. As dívidas elegíveis para renegociação são aquelas em atraso até 23 de janeiro de 2024.
O Grupo Entre, por meio da WMoney e Linked Gourmet, lançou uma nova modalidade de crédito com taxas abaixo da média do mercado, focada em restaurantes, bares e lanchonetes. A parceria entre a startup de automação comercial Linked Gourmet e a plataforma de empréstimos diretos WMoney permite que investidores emprestem diretamente para clientes da Linked Gourmet. A taxa inicial é de 1,9% ao mês.
Em pouco mais de um mês, vários clientes foram aprovados para o crédito. “Estamos entusiasmados com a receptividade. Nosso plano é expandir a oferta e ajudar mais empresas”, diz Leandro Silva, COO da WMoney.
A Linked Gourmet oferece duas plataformas: Chef, para estabelecimentos menores, e Gourmet, uma solução completa para restaurantes. Sérgio Lopes, CEO da Linked Gourmet, espera que a parceria aumente o capital de giro dos clientes. “Queremos ser um hub de serviços e inteligência para os estabelecimentos, ajudando-os a comprar e captar dinheiro melhor”, afirma.
Antonio Freixo, CEO do Grupo Entre, destaca que a parceria potencializa o ecossistema de soluções em meios de pagamento do grupo. “Nossas empresas, trabalhando juntas, oferecem mais valor agregado e atraem mais clientes, contribuindo para a democratização do acesso à tecnologia e serviços financeiros no Brasil”, conclui.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!