Entrevistei Guilherme Cohn, analista financeiro do FIEEI HorizonTI, um fundo lançado em dezembro pela Confrapar especialmente para startups no estado de Minas Gerais.
Confira sobre o andamento das inscrições, o perfil dos projetos e fiquem espertos: representantes o fundo estão na Campus Party, de olho em startups! Aliás, tem investidor até do Texas na Campus Party.
A propósito, hoje à tarde eu vou ser um dos avaliadores na área Campuseiros Apresentam, que vai selecionar alguns projetos para o banco da CP Labs. Fica a pergunta: quando o pessoal experiente e bem-sucedido vai abrir fundos para startups em outros estados, além das 4 associações de investidores anjos?
1) Quantas empresas ou projetos ou empreendedores já se candidataram ao fundo?
Cerca de 200 projetos já se cadastraram.
2) Quais são os perfis desses projetos ou empreendedores?
A grande maioria dos empreendedores é jovem, com grande conhecimento em tecnologia, formados há pouco tempo, mas que carecem de capacitação em gestão, vendas e governança corporativa.
3) Vieram através de alguma das redes de parceiros?
Não necessariamente. Fazemos campanhas em eventos diversos, divulgamos o release de abertura para muitos empreendedores e instituições, etc. A rede de acionistas da Confrapar também indica muitos bons projetos.
4) Já estavam em funcionamento?
Algumas empresas sim. Outras são apenas ideias e projetos.
5) Foram criados perante a oportunidade que o fundo representa?
Até achamos que isso possa acontecer no futuro, mas não foi o caso até agora.
6) Como vocês sentiram o mercado mineiro no final do ano, e no início do ano?
Muitos projetos novos apareceram. O Programa Prime120 da FINEP representou uma grande ajuda nesse ponto.
7) O pessoal do HorizonTI e da Confrapar está participando da Campus Party?
Sem dúvida.A Confrapar está representada. O Campus Party do ano passado trouxe várias oportunidades, e esse ano nossa expectativa é ainda maior.
Para quem ficou animado, aqui vai um vídeo sobre sumário executivo e como é o processo de apresentação e avaliação na Confrapar. Veja instruções e informações no site da Confrapar, no blog da Confrapar e no Twitter da Confrapar.