No final de semana passado, @dinizz, @leozeba, @matheusmo e @andrelmaraujo realizaram em Recife um Startup Weekend. Da noite de sexta-feira até o anoitecer de domingo, diversos projetos foram levados da ideia à criação.
Vamos conhecer algumas coisas que surgiram.
Reproduzo aqui informações do texto de Leandro Reinaux Almeida, desenvolvedor pernambucano fundador do tuit.in:
- Voto Vivo: certamente a grande maioria dos eleitores não lembram em quem votou e não acompanha o que está sendo feito pelos candidatos que foram eleitos com o seu voto. A ideia do Voto Vivo é oferecer para os eleitores esse acompanhamento com informações dos projetos executados pelos políticos, processos que estejam envolvidos e de forma geral informações que sejam relevantes. O modelo de negócio proposto é oferecer aos políticos relatórios dos seus eleitores para que eles possam acompanhar a repercussão de suas ações.
- Desk n Coffee: para quem está começando a empreender ou viaja para vários lugares e não pode manter escritórios em todos o Desk n Coffee tem como objetivo oferecer espaços que estão ociosos em empresas para serem utilizados. O modelo de negócio consiste de intermediar os alugueis desses espaços que serão utilizados.
- Rachando Gasosa: a ideia é facilitar o processo de pegar carona e ajudar a cortar custos com gasolina para quem está oferecendo. A equipe propôs um aplicativo para smartphones no qual você encontra através da sua localização as caronas disponíveis e qual o custo que elas possuem. Para evitar problemas de segurança a utilização do aplicativo será a partir dos perfis nas redes sociais como Twitter ou Facebook. O modelo de negócio ainda está sendo estudado mas uma das ideias é intermediar o pagamento do custo para quem está oferecendo a carona.
- Segunda Tela: assistir TV utilizando um notebook ou tablet é uma atividade que vem se popularizando cada vez mais. Aproveitando desse fenômeno a startup propôs um aplicativo para tablets que permite interagir com o que está sendo transmitido no momento com comentários nas redes sociais e compra de produtos que estão sendo veiculados na programação. O modelo de negócio ainda está em estudo e fora apresentadas opções de afiliados com os produtos vendidos e intermediação dos produtos vendidos.
- Prédio Fácil: Gerenciamento web para os condomínios com o objetivo de facilitar o processo de cobrança e pagamento das taxas.
- A Games: Jogos acessíveis e educativos para crianças cegas através de tablets. O modelo de negócio consiste de oferecer relatórios de desempenho para os pais das crianças acompanharem o aprendizado.
- Discovery Beach: facilitar o processo de busca e divulgação de praias. Propôs o modelo de negócio de anúncio de marcas relacionadas aos pontos de vendas das praias.
- Minha Rede Vale: encontrar e oferecer ofertas de uma maneira diferente das compras coletivas no qual pesa a sua rede social e cupons com descontos não tão agressivos quanto os das compras coletivas são oferecidos.
- Base Prima: solução para oferta de serviços e produtos na indústria metal e mecânica.
- Instamarker: solução de marcação e compartilhamento de conteúdo na web com o objetivo de facilitar o processo de curadoria de conteúdo.
- Portal Saúde: portal de saúde que pretende oferecer para os usuários informações das clínicas mais próximas e avaliação de médicos com o objetivo de facilitar o processo de agendamento de consultas.
- Social 2 Games: desenvolvimento de jogos sociais sobre demanda que tenham impacto no mundo real. Foi apresentado um exemplo de um jogo de reciclagem de garrafas pet no estilo Angry Birds no qual a reciclagem no mundo real conta pontos para o jogo virtual.
- Timebreak.me: oferecer conteúdo, entretenimento, aprendizagem ou ajudar alguma causa nas pausas de longos trabalhos por 5, 10 e 15 minutos.
- Tarifa de Taxi: oferecer serviços de táxi para os usuários gratuitamente como cálculo de tarifas e pegar taxi. O modelo de negócio será feito através do pagamento de um taxa pelo taxista para cada corrida que for feita através dessa solução.