Em 1996, Carlos José Alban fundou um lar de idosos no interior do Rio Grande do Sul, criado a partir de uma promessa para a vida e saúde de sua esposa. O Lar Santa Rita tinha o objetivo de acolher idosos abandonados pelas famílias ou em outras condições de vulnerabilidade. Hoje, mais de 500 idosos já passaram pela instituição, que hoje gera renda suficiente para ser autossustentável.
A trajetória da família fez com que surgisse na nova geração dos Alban uma ideia de negócios com o objetivo de transformar a realidade dos idosos no Brasil. A Nonno, startup fundada em 1º de outubro de 2019 – Dia Mundial do Idoso – nasceu com a missão de conectar famílias a cuidadores selecionados, e tem trilhado um caminho de notável expansão. Sob a liderança do cofundador e CEO, Matheus Alban, neto de Carlos José, a empresa prevê um crescimento de 100% em 2024.
Hoje, a plataforma conta com mais de 850 cuidadores que foram cuidadosamente selecionados por meio da tecnologia da startup, visando identificar o profissional mais adequado para atender às necessidades específicas de cada cliente. A startup realiza uma avaliação minuciosa das experiências profissionais, históricos de antecedentes legais e análises psicológicas, assegurando uma escolha segura, qualificada e humanizada.
O surgimento da Nonno tem raízes profundas no contexto familiar dos fundadores, algo que não apenas definiu o propósito da startup, mas também guiou suas ações desde o início. Matheus Alban destaca que a experiência pessoal com a necessidade de cuidados aos idosos foi crucial para moldar a visão e os valores da empresa.
“Além da questão do cuidado ao idoso, que sentimos na pele, estar em família também nos permitiu ver a trajetória profissional do nosso pai como uma referência. Todo esse histórico e contexto permitiu uma clareza de propósito bastante significativa e também a acelerar o desenvolvimento e mitigar possíveis desafios da jornada empreendedora”, diz Matheus.
Crescimento da Nonno e planos para 2024
Em 2023, a Nonno alcançou um marco para a startup: além de ser reconhecida pelo 100 Open Startups, expandiu sua presença para 42 municípios em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, atingindo um faturamento superior a R$ 5,5 milhões.
Para o fundador, há quatro fatores cruciais para esse marco: propósito, consistência e disciplina, network e apoio da família e amigos. “O propósito nos remete a algo profundo e intrínseco às nossas origens, que nos permitiu compreender o quão delicado é encontrar alguém de confiança para apoiar nos cuidados”, diz. Além disso, a consistência e a disciplina ajudaram a superar os desafios do empreendedorismo, enquanto o network sólido proporcionou oportunidades de aprendizado e crescimento.
Um marco importante nessa trajetória foi o investimento na ampliação e qualificação da equipe de suporte e da rede de cuidadores. Com um foco aguçado na eficiência operacional e na melhoria dos processos de gestão e governança, a Nonno conseguiu fortalecer sua base para o crescimento futuro.
Para o ano de 2024, a Nonno projeta um crescimento ainda mais expressivo, com uma expansão planejada para os municípios do interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Esse crescimento não se limita ao território nacional, já que a empresa tem planos ambiciosos de internacionalização para Portugal no segundo semestre de 2024.
“Fizemos um estudo demográfico detalhado de polos importantes do país, onde temos mais concentração do nosso público, apesar de não atendermos apenas os idosos, as regiões selecionadas contêm um alto número de pessoas com mais de 65 anos e com condições financeiras para a contratação de cuidadores em particular”, explica Matheus.
A escolha de Portugal como destino para a internacionalização foi cuidadosamente ponderada, considerando não apenas o perfil econômico e demográfico do país, mas também a presença de uma comunidade brasileira já familiarizada com o modelo de negócio da Nonno. “Participamos de algumas iniciativas como o Sebrae Go to Market e também fizemos uma consultoria detalhada junto do Boston Innovation Gateway, além de termos feito visitas a Portugal. Compreendemos que, além do contingente demográfico, o mercado ainda carece de inciativas tecnológicas, práticas e acessíveis para a população”, conta.
Além disso, a Nonno pretende intensificar sua atuação no mercado B2B, colaborando com hospitais, clínicas e lares de idosos. Sua solução empresarial oferece uma maneira eficiente e econômica de preencher lacunas de cuidados, mantendo a qualidade do serviço por meio de uma rede de cuidadores capacitados e regularizados.
Com mais de 850 cuidadores selecionados e uma vasta experiência acumulada em mais de 600 mil horas de cuidado, a Nonno está pronta para fazer de 2024 um ano de grandes realizações. Além da internacionalização e previsão de crescimento, Matheus conta que para este ano a empresa pretende abrir uma rodada de investimentos para crescer no Brasil, fora dele e no mercado B2B. “Certamente levando amor e cuidado para muitas famílias”, finaliza.
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