Chegou o tempo do festival de sofá, sem os perrengues de filas de banheiro ou de buscar cerveja pelos quais o público brasileiro de shows, ocasionalmente, passa. Divulgar e monetizar artistas – além de ser um canal para interatividade deles com o público – é o grande mote do pessoal da Netshow.me.
Eu conversei um pouco por e-mail com o Rafael Belmonte, que traçou um panorama da recém-nascida startup paulistana (ela começou a operar em meados de setembro), com objetivos e diferenciais de mercado. Veja, abaixo, o que ele me contou.
Em que consiste o produto de vocês?
O Netshow.me é uma plataforma de streaming de shows ao vivo que permite aos artistas brasileiros se apresentarem online para seus fãs em todo o país. Os fãs, além de curtir um show exclusivo em um ambiente intimista, ainda poderão interagir e apoiar seus artistas favoritos por meio da doação de gorjetas. Nossa plataforma, além de ser uma meio inovador de divulgação das bandas/ músicos/ comediantes brasileiros, é também um ótimo meio de monetização, uma vez que os artistas ficarão sempre com a maior parte do faturamento total líquido do show realizado, e assim podem sacar o dinheiro acumulado.
Como funciona?
Para os fãs:
i. Compram moedas Netshow.me, sendo 1 N$M = R$ 0,50. Compram no mínimo R$ 8,00 = 16 N$M.
ii. Com as moedas, os fãs poderão trocá-las por ingressos virtuais e ter acesso aos shows de seus artistas favoritos.
iii. No dia e horário marcados, os fãs assistem aos shows ao vivo e ainda interagem com os artistas em um ambiente informal e intimista por meio de um chat.
iv. Os fãs ainda podem apoiar seus artistas favoritos com gorjetas e ganhar recompensas criativas, como CDs autografados, ligações ao vivo, participações em videoclipes e até mesmo ingressos para próximos shows.
Para os artistas:
i. Criam seus shows gratuitamente, definindo Data, Horário, Preço do Ingresso, Número de Ingressos e Recompensas aos principais apoiadores (fãs que derem mais gorjetas).
ii. Divulgam o show para seus fãs por meio de suas mídias sociais.
iii. No dia e horário marcado, realizam o show de onde quiser com produções desde a mais simples (captação do notebook) às mais sofisticadas (câmeras externas e microfones), quanto mais criativo melhor.
iv. Ao final do show, artistas recebem um relatório com todos os fãs que participaram e quanto recebeu de bilheteria e gorjetas. Então, podem enviar emails agradecendo aos seus fãs e combinando a entrega das recompensas aos principais apoiadores. Do total faturado do show do artista, o sistema retira 6% de impostos, e assim, passa por uma “tabela de repasse ao Artista”, que vai de 52% a 72% do faturamento Líquido. Quanto mais o artista faturar no show, maior será a % de repasse. O restante fica retido à empresa.
A magia do nosso negócio é fazer com que cada banda que crie seu show no Netshow.me, automaticamente divulgue esse show criado em suas mídias sociais. Ou seja, quanto à divulgação de nossa marca, temos muita mídia espontânea gerada pela divulgação das próprias bandas, a final de contas, quanto mais ela divulgar, maior será o seu faturamento, e maior será a quantia recebida ao final de sua apresentação. Mesmo assim, estamos divulgando muito em nossas mídias sócias.
Como lançamos a plataforma há um mês, ainda não temos muitos cadastros. Temos 450 usuários cadastrados, sendo 85 músicos/ artistas/ bandas/ comediantes de Standup. Já realizamos 8 shows, e temos mais 15 agendados.
Existe vantagem na plataforma de vocês em relação a streamings via YouTube, Hangout?
Por enquanto, não existe nenhuma plataforma com proposta de valor similar à nossa. O que observamos, são iniciativas de algumas empresas em servir os artistas brasileiros com plataformas parecidas de Live Streaming para sua divulgação ao vivo e online.
Google Hangout e Twitcam são plataformas de live streaming apenas, atendem nosso público, mas atualmente não têm a mesma proposta, que neste caso é: divulgação dos artistas, interação com os fãs (gorjetas x recompensas) e monetização dos artistas.
Sendo assim, as vantagens das bandas/ artistas/ humoristas criarem shows no Netshow.me são: a facilidade no processo de criação de um show, o fato de ser gratuito, possibilitar uma maior aproximação e um intimismo entre os fãs e os artistas, e por fim ainda monetizar os artistas.
As vantagens para os fãs são: pagar muito barato por um show ao vivo pela internet de seu artista favorito, interagir com o artistas, poder apoiá-lo por meio de gorjetas e ter a possibilidade de levar as recompensas previamente estipuladas por eles. Os fãs idolatram seus artistas favoritos e fazem de tudo por eles.
Explique um pouco sobre o surgimento da ideia e sobre o porquê do foco.
A ideia surgiu em maio de 2012, entretanto, eu e o Daniel estávamos trabalhando no fundo de investimento em private equity – Bravia Capital – e não estávamos conseguindo tocar o projeto do Netshow.me trabalhando nele só de madrugada. Em março de 2013, resolvemos abandonar a carreira no mercado financeiro e todas as oportunidades nele criadas para tocar o Netshow.me, e assim canalizar 100% de nossos esforços apenas nisso. Assim, iniciamos a empresa no dia 1º de Abril de 2013. Levamos 3 meses e meio para desenvolver a plataforma. Para isso, tivemos que contratar uma empresa de desenvolvimento parceira em Porto Alegre (RS). No dia 31 de setembro de 2013, lançamos o Netshow.me com cerca de 12 shows agendados.
Identificamos que plataformas como Twitcam e Hangout estavam sendo muito utilizadas como forma de divulgação de músicos e bandas. Descobrimos também que 80% da utilização mundial de Twitcam é feita por brasileiros. Aliando essa tendência de live streaming no Brasil, com o surgimento e o sucesso de plataformas de Crowdfunding, como o Catarse (fundadores são nossos amigos de FGV), resolvemos criar uma solução que não só funcionasse como um ótimo e inovador meio de divulgação para as bandas e humoristas brasileiros, como um interessante fonte de monetização e de interação com os fãs.
Como benchmarking, vimos algumas iniciativas no mercado americano, com propostas muito parecidas com a nossa, se destacando demais.
Portanto, resolvemos “importar” de certa forma esse modelo de negócio, apostando no timing (tendência de live streaming), na pluralidade de estilos/ gêneros musicais no Brasil e no sucesso do Standup Comedy nacional. Criamos, dessa forma, o Netshow.me.
Fale um pouco sobre as características e diferenciais da Netshow.me.
“O Brasil é reconhecido pela diversidade de sua produção musical e está lotado de grandes talentos. A intenção do Netshow.me é facilitar a divulgação dos artistas brasileiros, aproximando-os de seus fãs e ainda remunerando-os pelas suas apresentações ao vivo pela internet.
Para não ficarmos tachados como “plataforma de shows de bandas independentes, iniciantes e não-profissionais”, temos 3 tipos de palcos: O “palco principal”, onde estarão os artistas main stream/ da mídia; “shows em destaque”, como os shows que passaram por nossa curadoria de qualidade e profissionalismo; e “mais shows incríveis”, como sendo qualquer show criado na plataforma por qualquer pessoa.
O artista cria seu show gratuitamente e ainda é remunerado com a maior parte das receitas obtidas em seu show (bilheteria + gorjetas), sempre levando em consideração a tabela de repasse ao artista. Qualquer pessoa pode se cadastrar e adquirir moedas N$M. O mínimo que uma pessoa pode adquirir são R$ 8,00, que lhe dão acesso à 16 N$M (cada moeda Netshow.me vale R$0,50). Portanto, uma pessoa que adquire o mínimo de moedas possível, poderá ter acesso à 16 show ao vivo no formato “pague o quanto puder”. Neste formato, qualquer pessoa entra no show pagando no mínimo 1 moeda Netshow.me.
Detalhe: o artista pode criar um show no Netshow.me em menos de 3 minutos. Basta ele escolher quando ele vai tocar (horário e dia), quanto cobrará pelo ingresso e para quantas pessoas vai disponibilizar ingressos. Além disso, ele estipula quais serão as recompensas aos principais apoiadores do show. Basta salvar essas opções e o show estará automaticamente disponibilizado em nossa Home, mais especificamente em “mais shows incríveis”.
Os fãs, que se cadastram normalmente ou pelo Facebook, adquirem moedas por meio de cartão de crédito atualmente (já estamos disponibilizando outros meios de pagamento) e, com as moedas em seu saldo, adquirem ingressos para os shows.
Vocês já tiveram investidor?
Por enquanto não tivemos nenhum aporte de investidores. Estamos no bootstrapping. Entretanto, já iniciamos conversas com investidores “smartmoney” (produtores musicais, apresentadores de tv e empresários de grandes nomes da música), bem como com fundos de VC e investidores Anjo.
Quem são os fundadores da startup?
Eu, Rafael Belmonte, cuido da Operação, Parcerias com empresas e relacionamento com artistas (vendas). O Daniel Arcoverde do Nascimento: Produto/ Desenvolvimento e Financeiro.
A startup está em funcionamento?
Sim, estamos em operação desde o dia 31 de setembro. Temos mais 2 funcionários.
(Foto: Flickr/Christian Holmér)