Ajudar startups com boas ideias, mas sem desenvolvedores e sem dinheiro para contratar um. Essa é a proposta da MVPlus, que acaba de entrar no mercado. O grande diferencial, no entanto, está no modelo de negócios. A empresa cobra apenas depois que entregar o produto. O cliente ainda paga apenas pelo que ele achar justo, podendo não pagar nada, inclusive.
Para Marcos Teixeira, cofundador da empresa, o objetivo da MVPLus é “ser a primeira opção para quem não quer ou não pode gastar muito com desenvolvimento de sistemas”. Ele ressalta ainda que isso não deve afetar na qualidade da entrega, que inclusive deve acontecer em um prazo de duas semanas após o projeto ser selecionado.
Quando questionado sobre a aderência do modelo de negócios, Teixeira se mostra confiante. “É um voto de confiança que colocamos no nosso produto. Temos certeza que nossos clientes sairão impressionados. Isso faz com que estipulem um valor base até mesmo antes do MVP. Além disso, a proposta ‘pague o quanto achar justo’ também dá mais confiança e tranquilidade ao cliente”.
Ele explica ainda que essa é uma boa chance de conquistar clientes também para desenvolverem produtos completos — afinal de contas, se eles realmente conseguirem impressionar com o MVP, quando a startup quiser novos serviços, ela irá procurar aquela mesma equipe.
Falando em time, Teixeira explica que a empresa foi fundada por ele e mais três desenvolvedores, que se conheceram no curso técnico de informática, em 2007. “Não tivemos investimento. Contamos com a estrutura, mentoria e experiência da equipe da Nomus, que trabalha há 10 anos com desenvolvimento de software e o networking dos sócios”, diz Teixeira.
MVPlus ainda não está no MVP
O serviço ainda não está no ar. Há apenas uma landing page, onde o usuário cadastra seu email para demonstrar o interesse. A página da MVPlus no Facebook foi criada há apenas oito horas e não tem nenhum conteúdo.
Segundo Teixeira, por enquanto eles estão apenas validando o interesse dos empreendedores em tal tipo de serviço. Ele diz que quando o serviço de fato começar a funcionar, os interessados serão convocados a cadastrarem suas startups e solicitarem seus MVPs. Os escolhidos serão selecionados por votação popular no site da MVPlus.
Quando o usuário se cadastra, ele recebe um email automático da “mvplusdev@gmail.com” agradecendo o usuário.
Além disso, a empresa ainda não tem nenhum case pronto. Eles dizem que o primeiro a integrar seu portfólio será de uma startup chamada “Descamisa”, que terá seu primeiro MVP lançado no próximo 10 de março.
É claro que a soma desses fatores gera uma natural desconfiança. Por enquanto, infelizmente não há como afirmar se a iniciativa é idônea ou um esquema para conseguir emails de empreendedores. No entanto, a ideia e a proposta também podem ser honestas e, claro, interessantes.
Aguardaremos os próximos lançamentos e atualizações da MVPlus e atualizaremos este post com novidades sobre os negócios. Se você estiver interessado em ser um dos primeiros a participar do programa deles, basta cadastrar um email na página da empresa.