Em 2019 surgiu o Instituto Aliança Empresarial, no norte do Rio Grande do Sul, um ecossistema de empreendedorismo, formado por empresários, com o propósito de transformar a realidade da região. É de lá que vem Vinicius Albrecht, ajudando a liderar um movimento de investidores e empreendedores que marcarão presença no Bossa Summit 2023, que acontece nos dias 23 e 24 de março.
“Somos um instituto sem fins lucrativos, formado por grandes empresas, para melhorar o ambiente de negócios de base tecnológica e de inovação. Nosso objetivo é incentivar as startups e a inovação local”, comenta o investidor. Hoje, além de eventos, como hackathons, missões internacionais e meetups, o grupo também faz parte de um comitê da Bossanova Investimentos, cujo objetivo é aportar em startups promissoras de dentro e fora do Rio Grande do Sul.
Além de investir com o Instituto Aliança Empresarial, Vinicius também é investidor-anjo da Anjos do Brasil, membro da Angel Investor Club e conselheiro da vertical de agritech da Bossanova e da baiana Cyklo Aceleradora, focada no mesmo setor. “Minha jornada empreendedora sempre foi bem agnóstica. Eu me conecto com todo tipo de startup” para dar mentoria. E agora eu fui eleito líder de comunidade para 2023″, comenta. Para este ano, Vinicius também foi eleito mentor e líder de comunidade do InovAtiva, um dos maiores hubs de aceleração do Brasil.
Ele conta que começou a investir em startups recentemente, há apenas três anos. Mas seu portfólio já contempla mais de 30 investidas. Quando tomou a iniciativa de deixar uma carreira tradicional no direito e entrar na inovação, Vinicius tinha um propósito claro: “eu queria dar um ‘restart’ na minha vida, cansei de ser advogado. Essa gurizada [do ecossistema de startups] é cheia de entusiasmo, todo mundo querendo fazer as coisas acontecerem, e eu me sinto muito útil nesse meio, porque eu tenho 53 e uma jornada longa empresarial, em que eu aprendi coisas muito valiosas para que os mais jovens”, diz.
Além de investidor e mentor, Vinicius também é fundador de startup. É a Ótium, empresa de controle de acesso e gerenciamento de segurança para empresas e condomínios. “Até hoje, 65% das empresas e mais de 85% dos condomínios residenciais ainda fazem suas rotinas de segurança e controle de acesso de forma manual . Neste cenário, o Otium consolida-se como completo sistema de automação”, conta.
Sobre o cenário de inovação no RS, o investidor comenta: “eu acho que o nosso ecossistema está em construção, e iniciativas muito importantes tem sido tomadas. Essas iniciativas, inclusive, tem nascido no seio da sociedade, não por meio político. As empresas e academia estão se tornando forças vivas das comunidades e estão enxergando na inovação e no universo tecnológico um meio de conquistar qualidade de vida mínima para todos. Eu acho que o nosso ecossistema tem muito para evoluir e estruturar, mas está na caminhada. Isso é muito bom.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.