Por Eduardo Carvalho, empreendedor dono de uma empresa de TI que agora quer abrir sua própria startup.
A visão do empreendedorismo no Brasil: maioria diz que querem ser donos do próprio negócio. Mas o pensamento da grande maioria da população funciona da seguinte maneira:
Situação 1:
A. Está trabalhando aonde? (Aliás é o que define uma pessoa, como se o trabalho fosse mais importante do que qualquer outro aspecto…)
B. Não estou trabalhando, estou estudando para concurso público.
A. Nossa, que legal! Vai fundo que é questão de tempo passar. E lá se vão várias dicas, falando de estabilidade e como sua vida será maravilhosa com o ótimo salário após essa conquista. (Inclusive trabalhar pouco é um dos ótimos benefícios.)
Situação 2:
A. Está trabalhando aonde?
B. Eu abri minha própria empresa, estou começando.
A. Mas tá ganhando dinheiro com isso?
B. Ainda não, na realidade só gastando, mas existe um tempo para que começe a gerar faturamento. Estou realmente muito empolgado e aprendendo bastante.
A. E se não der certo?
B. Com certeza vou aprender com os erros para melhorar no próximo.
A. Complicado isso hein… Não saber se vai dar certo… Então, saiu um edital de concurso muito bom da Receita Federal…
Nada contra pessoas que vêem no serviço público uma caminho de sucesso para trilhar. Eu mesmo via até pouco tempo atrás, pois traz a estabilidade tão sonhada por todos. O serviço público é um local que DEVE e PRECISA de empreendedores, afinal é um serviço que beneficia a todos.
As pessoas dizem que querem ser donas do próprio negócio. Mas são extremamente avessas ao risco. Procuram o tempo todo por locais seguros e previsíveis. Isso é natural, não condeno essas pessoas. Em toda a trajetória educacional e cultural foi assim. Muito difícil mudar a cabeça de uma sociedade que vêm de muito tempo com esse pensamento. Por isso que o trabalho do Startupi, geraçãodevalor , Endeavour e tantas outras que apoiam e estimulam o empreendedorismo são tão importantes.
Se uma pessoa mudar a mentalidade já é um ganho. Um país com mais servidores de qualidade melhora seu serviço ao público (Isso é de extrema importância). Um país com mais empreendedores é um país que cresce e se desenvolve por gerações.