Meses após assumir um assento de observador no conselho da OpenAI, a Microsoft decidiu abandonar a posição sem direito a voto. Em carta enviada à OpenAI na terça-feira, a empresa afirmou estar confiante na direção que a organização de inteligência artificial está tomando.
Com essa decisão, a OpenAI anunciou que não haverá mais observadores no conselho, eliminando assim a possibilidade de a Apple assumir um assento de observador, como especulado recentemente. “Agradecemos à Microsoft pela confiança expressa no Conselho e na direção da empresa, e estamos ansiosos para continuar nossa parceria de sucesso”, declarou a OpenAI .
A empresa também revelou que, sob a liderança da CFO Sarah Friar, está adotando uma nova abordagem para manter informados e engajar parceiros estratégicos importantes, como Microsoft e Apple, além de investidores como Thrive Capital e Khosla Ventures.
A Microsoft assumiu a posição de observadora após a demissão e subsequente recontratação de Sam Altman no ano passado, evento que resultou em uma reestruturação significativa do conselho da OpenAI. O conselho atual inclui figuras notáveis como Bret Taylor, ex-co-CEO da Salesforce; Larry Summers, ex-secretário do Tesouro; Fidji Simo, CEO da Instacart; Nicole Seligman, ex-EVP da Sony Corp; Dra. Sue Desmond-Hellmann, ex-CEO da Fundação Bill e Melinda Gates; Paul Nakasone, ex-chefe da NSA; e Adam D’Angelo, CEO da Quora, além de Altman.
Apesar de deixar o assento de observadora, a Microsoft ainda detém 49% da OpenAI com fins lucrativos, após investir quase US$ 13 bilhões na empresa. Esse investimento significativo tem atraído a atenção dos reguladores antitruste na União Europeia. Em abril, Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de política de concorrência da UE, expressou preocupação de que grandes investimentos não se tornem ferramentas para empresas de tecnologia controlarem outras corporações.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!