Não é exatamente uma revista de bairro. Mas o Mibu, serviço criado pelo Alexandre Viveiros morador de Bragança Paulista, interior de São Paulo é quase isso. O Mibu é um agregador de serviços prestados por empresas da região bragantina e sul de Minas Gerais. E acabou de completar um mês de vida.
A ideia é juntar em um único lugar informações sobre as empresas da região, ao estilo páginas amarelas, com anúncios pagos e inserções gratuitas. Todos os negócios podem figurar no Mibu, mas se você fizer um dos planos pagos pode apresentar mais informações e também aparecer em destaque na página inicial. Não sei até onde essa ideia de aparecer na página inicial é legal pois o ranking não é pela relevância de um negócio e sim por quem pagou mais.
O Alexandre Viveiros me contou sobre essa ideia de fazer um agregador de negócios. Hoje eles cobrem 20 cidades e futuramente devem expandir o horizonte. Além disso as informações coletadas poderão ser úteis para o desenvolvimento dos negócios das empresas que participam do Mibu pois o site deve liberar para seus anunciantes pesquisas sobre o mercado.
Mas, o que é Mibu? Simples, Minha Busca! Acho que o lugar ideal para esses agregadores é mesmo a interwebs. Hoje não vejo mais sentido em receber em casa aquela lista telefônica gigantesca que nunca é aberta. O Mibu e outros mecanismos de busca de negócios locais tem muito mais a ver com o mundo digital de hoje.