Meta AI, assistente de inteligência artificial da Meta, começou a ser liberado em mais seis países, incluindo o Brasil. Integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook, o assistente oferece funcionalidades semelhantes ao ChatGPT, ajudando em tarefas como criar textos, planejar atividades e gerar imagens a partir de descrições simples.
Além disso, a AI da big tech pode ser utilizada para explorar tópicos em profundidade, tirar dúvidas sobre estudos, buscar inspiração para projetos ou até mesmo escrever códigos de programação. A novidade foi lançada no Brasil na quarta-feira (9), data em que também entrou em vigor a nova política de privacidade da big tech, que prevê a coleta de dados de usuários para aprimorar sua inteligência artificial.
O acesso ao assistente é feito através de um ícone de círculo azul nos aplicativos ou digitando “@Meta AI” em conversas. Ele também estará disponível no site meta.ai, cujo acesso pode estar restrito inicialmente devido ao lançamento gradual. A companhia afirma que seu assistente já conta com quase 500 milhões de usuários ativos mensalmente e estima que, até o final de 2024, ele se tornará o mais utilizado no mundo, superando concorrentes como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google.
A AI deve ser liberada para outros 15 mercados em breve, e chegar até 43 países no total.
Política de privacidade atualizada pela Meta envolve coleta de dados para treinar IA
Paralelamente ao lançamento do assistente, a big tech anunciou a atualização de sua política de privacidade em setembro, prevendo a coleta de dados de usuários para treinar seus modelos de IA. Essa mudança ocorreu após uma adequação aprovada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que suspendeu temporariamente a implementação da política até que a Meta se adequasse às normas brasileiras.
Com a atualização, a empresa agora informa que usa dados públicos dos usuários no Facebook e Instagram para desenvolver e aprimorar seus modelos de IA generativa. No entanto, os usuários podem solicitar que suas informações não sejam utilizadas.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!