A Meta anunciou que, a partir de 14 de janeiro de 2025, o Instagram deixará de disponibilizar filtros de realidade aumentada criados por usuários e influenciadores. A medida também afetará outras redes sociais da empresa, como o Facebook e o Messenger, onde apenas os efeitos oficiais continuarão disponíveis.
A decisão impactará os efeitos que modificam rostos, corpos e ambientes, utilizados para criar conteúdos interativos. A mudança marca o encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia a criação desses efeitos, com a descontinuação do Spark Studio, Players e Hub.
De acordo com a marca, a decisão foi tomada após uma análise cuidadosa, que concluiu que a empresa deve direcionar seus recursos para outras prioridades estratégicas. “Após uma análise cuidadosa, foi determinado que a Meta priorizará investimentos em outras prioridades da empresa. Como resultado, não seremos capazes de continuar a dar suporte à plataforma Meta Spark a longo prazo”, afirmou a empresa em comunicado.
Embora a companhia tenha confirmado o fim dos efeitos de realidade aumentada criados por usuários, não foi esclarecido se os tipos mais simples, que ajustam cores, luzes e outros efeitos menores, também serão descontinuados.
O encerramento deste segmento da empresa representa um fim de ciclo para uma das ferramentas mais criativas e interativas disponíveis no Instagram e outras plataformas da marca, limitando a variedade de conteúdos que podem ser criados e compartilhados pelos usuários. A mudança reflete a nova direção estratégica da companhia, que busca focar em outras áreas de desenvolvimento tecnológico.
Criadores de conteúdo podem salvar filtros criados na Meta
A companhia recomenda que os criadores que utilizam as plataformas para desenvolver e gerenciar filtros façam o download de suas criações antes que o serviço seja encerrado. Para realizar o download, é necessário acessar o Meta Spark, clicar em “Efeitos”, selecionar o efeito desejado e, em seguida, ir até a seção “Arquivos” para efetuar o download. Caso o criador tenha desenvolvido um vídeo de demonstração, deve seguir o mesmo processo inicial, clicar em “Detalhes”, acessar “Vídeo de Demonstração”, clicar nos três pontinhos e escolher a opção “Download”.
É importante que esse procedimento seja realizado até o dia 14 de janeiro, pois, após essa data, todos os efeitos desenvolvidos serão permanentemente perdidos. Além dos arquivos, os Insights dos efeitos também serão apagados.
Outras ferramentas também estão sendo descontinuadas
A proprietária do Facebook, também decidiu encerrar sua tecnologia de chatbots com aparência de celebridade. Essa solução, que permitia a interação dos usuários com avatares baseados em figuras famosas, foi apresentada em setembro de 2023 durante o evento Meta Connect. A decisão de encerramento vem em menos de um ano após seu lançamento, uma vez que a empresa optou por se concentrar em novos desenvolvimentos.
Meta foca no desenvolvimento do AI Studio
Com o fim da tecnologia de chatbots de celebridades e dos filtros, a Meta deve continuar direcionando seus esforços para o desenvolvimento do AI Studio, uma ferramenta que promete transformar a forma como os usuários interagem com personagens de Inteligência Artificial (IA) personalizados.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!