Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos saudáveis do Brasil, lança Tedi, assistente virtual fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão. O chatbot não é exclusivo para clientes da empresa e está disponível via WhatsApp.
A ferramenta atua como um assistente de cozinha, fornece informações relevantes para o usuário de acordo com o alimento selecionado. A solução, baseada em modelos de Inteligência Artificial, oferece as melhores opções de armazenamento para cada produto, dados nutricionais e receitas.
O projeto foi realizado em parceria com a Blip, empresa especializada em criar soluções para o WhatsApp. A colaboração entre as empresas garante que o Tedi conte com aparatos de segurança do próprio aplicativo, como a criptografia, para atuar de acordo com a LGPD.
“A integração do nosso assistente ao WhatsApp, uma ferramenta robusta e confiável, nos garante tranquilidade para utilizar no nosso serviço o mesmo nível de segurança oferecido pelo servidor oficial da plataforma”, explica Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da Diferente.
A ativação é feita a partir de comandos simplificados, como mensagem de texto, áudio e fotos. Para clientes Mercado Diferente, o Tedi também oferece funcionalidades especiais, como gerenciamento e o auxílio com a personalização da assinatura. A partir de agosto, os clientes poderão realizar compras diretamente pela plataforma de mensagens. A ideia é que a ferramenta simplifique e torne a cadeia de suprimentos da foodtech mais eficiente.
“Nosso objetivo com o Tedi é remover todas fricções e potencializar ainda mais o uso de aplicativos de compra, que já caíram no gosto popular. Agora, através de um simples comando de voz diretamente no Whatsapp, será possível criar uma lista de compras em apenas cinco minutos, realizar o pagamento diretamente pela plataforma e receber os produtos em casa, evitando filas e trânsito. Acreditamos que o futuro do supermercado é você não ter que pensar para fazer a sua compra”, detalha Petrelli.
Assistente do Mercado Diferente visa reduzir o desperdício
Um relatório recente da ONU revela que um terço da produção global de alimentos, equivalente a mais de 1 bilhão de refeições por dia, é jogado fora, enquanto 800 milhões de pessoas sofrem com a fome. A criação da solução também é motivada pela redução das taxas de desperdício. Para o cofundador e CTO da startup, Paulo Monçores, o uso do assistente no cotidiano permitirá compras mais assertivas e um consumo mais consciente dos alimentos.
“Os players hoje praticamente encerram a sua relação com o cliente após a entrega dos produtos. Nós queremos ir além, oferecendo tanto a comodidade de formalizar aquisições pelo celular, quanto um assistente que dê sugestões com as melhores formas de consumo no pós-compra. Isso porque 20% de tudo que compramos acaba no lixo. A ideia é contar com um copiloto que indique o melhor caminho para minimizar este número à zero”, explica.
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