O primeiro semestre de 2024 registrou 104 transações no mercado de fusões e aquisições em startups de tecnologia, o equivalente a 60% do total do ano anterior. Esses dados são fruto da terceira edição do M&A Deals Report, desenvolvido pela Questum em parceria com o Sebrae Startups. O estudo também considerou o Observatório Sebrae Startups, que mapeou mais de 12 mil empresas, para traçar o perfil das startups brasileiras.
A pesquisa demonstra um crescimento constante na fundação de novas startups ao longo dos últimos 7 anos, apesar de uma queda em 2023. “Esses dados permitem maior visibilidade e compreensão do ecossistema de startups no Brasil. E a partir da análise aprofundada, como acontece neste estudo, podemos promover ações concretas para transformarmos os pequenos negócios em protagonistas da economia brasileira”, enfatiza Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae/SC.
Os segmentos que mais se destacaram no período analisado foram Tecnologia da Informação, Educação e Saúde. Muitas das startups observadas estão no estágio de crescimento, tentando equilibrar operações de vendas e tomar decisões sobre novos aportes, possíveis saídas e gestão financeira.
Rafael Assunção, founder e partner manager da Questum, destaca a análise sobre o Revenue per Employee (RPE) com base no estágio de maturidade das startups. “Na fase de ideação, o RPE é baixo devido ao baixo faturamento. Na fase de tração, o RPE tende a se equilibrar conforme a equipe cresce. E vale observar que o modelo de negócios B2B se destaca por maior faturamento por colaborador, evidenciando eficiência e escalabilidade”, destaca.
Mercado de M&A e investimentos
Assunção aponta que, no Brasil, o mercado M&A para tecnologia ainda é tímido, mas mostra sinais de movimento, especialmente com empresas consolidadas adquirindo startups. No primeiro semestre de 2024, foram mapeados 104 deals, o que representa 61% do total de 2023. Os setores mais ativos são Fintechs, ERP/TI, Educação, Logística, Saúde e Seguros.
Pela série histórica dos últimos anos de M&A de startups, há uma concentração de transações realizadas nos valores entre R$ 20 e R$200 milhões. “Esse dado é essencial para fundadores que ainda estão definindo a estratégia de Mercado de M&A em tecnologia está aquecido no Brasil, aponta estudo suas startups, pois as decisões tomadas nos primeiros investimentos são cruciais para o futuro da empresa”, explica Assunção.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!