Em um mundo corporativo muitas vezes desafiador para as mães, a Maternidade nas Empresas surge como uma luz, promovendo a equidade de gênero e valorizando a parentalidade nas organizações. A consultoria nasceu em 2017 da ideia de duas mães empreendedoras, Susana Sefidvash Zaman e Luciana Cattony, que tinham como objetivo provar ao mercado de trabalho que mães podem ser profissionais ainda melhores. Desde então, a organização tem se dedicado a criar oportunidades e combater os estereótipos que limitam as mães em suas carreiras.
“Acreditamos que a maternidade não deve ser vista como um obstáculo, mas sim como um impulso para as mulheres alcançarem seus objetivos profissionais”, diz Susana. Com mais de 400 mil pessoas alcançadas, a empresa tem impactado positivamente o mercado de trabalho e a vida das mães, viabilizando oportunidades para elas, especialmente em cargos de liderança.
Em uma conversa exclusiva, Susana compartilha como a organização tem transformado o cenário corporativo. “Nossos programas visam não apenas apoiar e empoderar as mães, mas também promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e inovador”, explica. Através de iniciativas como o Programa da parentalidade, a Maternidade nas Empresas tem realizado o letramento de lideranças, para incentivar o acolhimento das figuras parentais.
Além dos programas de capacitação, a organização também promove talks, rodas de conversa e cursos online, abordando temas relevantes para a parentalidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Queremos criar um ecossistema entre pessoas e empresas que apoie mães e insira homens na pauta do cuidado”, destaca Susana.
Olhando para o futuro, a companhia tem planos ambiciosos. Em 2023, foi criado o Pacto pela Parentalidade, um compromisso das empresas e da sociedade para elevar a parentalidade como impulso de pessoas e negócios. “Nossa missão é impulsionar uma verdadeira transformação social, combatendo as desigualdades de gênero e equiparando oportunidades e responsabilidades”, afirma Susana.
Diante dos desafios no mercado de trabalho para a empregabilidade das mães, a Maternidade nas Empresas segue firme em sua missão de promover a equidade de gênero. “Acreditamos que, ao trabalharmos juntos, homens, mulheres e empresas podem criar um ambiente de trabalho mais justo, ético e sustentável”, conclui Susana.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.