A Matera, empresa brasileira líder em tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros, anunciou investimento de quase R$ 500 milhões da Warburg Pincus. O montante será utilizado para aprimorar produtos, serviços, atendimento e de expandir a atuação global.
“Esse investimento vai impulsionar nossa expansão em áreas-chave como desenvolvimento de produtos, excelência no atendimento de clientes e aquisições de soluções complementares”, diz Carlos André, um dos sócios-fundadores e presidente do Conselho de Administração da Matera. “Queremos continuar a crescer de forma ainda mais acelerada. O potencial do mercado brasileiro e dos mercados internacionais é imenso”.
Em 2020, a Matera recebeu um investimento minoritário do Kinea Private Equity, que ajudou a companhia a quadruplicar seu faturamento. Ao longo desse período, a empresa fortaleceu sua plataforma e serviços, se consolidando como líder em soluções para core banking- software para transações bancárias – e em pagamentos instantâneos.
As soluções da Matera processam mais de 60 milhões de contas e 5 bilhões de Pix por ano e têm a capacidade de suportar mais de 12.000 transações por segundo. A companhia atende instituições financeiras de grande porte como C6 Bank, Digio, Cielo, XP, Pefisa, Pagbank e Valia, além dos principais bancos internacionais em atuação no Brasil.
Matera foca no crescimento contínuo e expansão
Em 2023, a receita da Matera cresceu 30% em relação ao ano anterior. Este ano, o objetivo da empresa é manter a velocidade de expansão orgânica e um crescimento adicional de 10% por meio de aquisições e expansão internacional. O plano da companhia prevê uma receita de 500 milhões de reais até o final de 2024, com a chegada de novos clientes de grande porte.
“Queremos continuar a aperfeiçoar e evoluir nossas soluções cada vez mais rápido.” comenta Ricardo Chisman, presidente da Matera. “Vamos em busca do “core perfeito” – uma solução focada no futuro, suportando todo o crescimento e evolução da maturidade e das necessidades de nossos clientes. Essa busca foi uma provocação direta dos nossos clientes que abraçamos com toda vontade”.
O investimento do Warburg Pincus será importante para impulsionar a expansão da atuação da companhia. “O aporte feito na Matera é o maior realizado pelo Warburg Pincus no Brasil, nos últimos dois anos. O fundo global tem como foco investir em empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento e que ofereçam soluções inovadoras. Esse movimento reforça nossa atuação no Brasil”, afirma Henrique Muramoto, sócio responsável pelas operações do WP no país.
Segundo Chisman, além da expansão global, parte do investimento também será usado para ampliar o uso de Inteligência Artificial nos serviços da companhia. “A experiência internacional na gestão de produtos, em tecnologia e em atendimento ao cliente do Warburg Pincus será de imenso valor nesta nova fase e facilitará toda atualização e expansão do uso de novas tecnologias, como AI”, finaliza o executivo.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!