No próximo dia 27 de setembro, a WebPesados, marketplace para compra e venda de máquinas e veículos pesados, irá facilitar ainda mais a compra de máquinas e veiculos pesados através de um modelo inédito no segmento: o leilão on-line e presencial abrindo com lotes de valor inicial que chegam a ter até 59% de desconto do valor de mercado.
“A ideia surgiu da necessidade que detectamos no mercado de escoar o estoque excedente das empresas. No caso de lojas e concessionárias, muitas aceitam usados como entrada para facilitar a venda do novo. Com isso, precisam de uma solução que ajude a vender os “trade-ins” para não deixar seu capital de giro parado no estoque. Além disso, há também as empresas prestadoras de serviço que precisam renovar suas frotas de tempo em tempo ou até mesmo bancos que desejam liquidar os bens alienados por falta de pagamento dos financiamentos. Na prática, com as 3 soluções integradas vamos oferecer ao mercado uma ferramenta poderosa capaz de atuar de acordo com a necessidade dos clientes de promover o estoque, escoar os trade-ins, renovar sua frota e liquidar os bens excedentes”, acrescenta.
Um fator interessante do leilão da WebPesados é que, além de partir com descontos que vão até 59%, também não exige chegar a um valor mínimo para ser arrematado. Assim, o usuário que der o maior lance será o vencedor do leilão. Os participantes irãoencontrar no leilão ofertas imperdíveis, como compressores de ar, escavadeiras e retroescavadeiras, motoniveladora, pá carregadeira de pneus, rolo compactador, ônibus urbano, tratores e caminhões.
Para dar total transparência e segurança aos compradores, o site também inovou oferecendo um serviço de inspeção técnica, realizando um laudo detalhado com fotos e video dos equipamentos leiloados que apresenta todas as avarias identficadas. A proposta é construir uma relação de confiança com os compradores, onde aqueles que realizarem a compra vão ter a certeza de que o que encontrarem no site é o que realmente compram. Dessa forma, eles não precisarão se deslocar para realizar uma vistoria presencial, gerando maior conveniência e facilidade.
“Um caminhoneiro autônomo de qualquer lugar do Brasil, por exemplo, terá melhores condições para comprar seu veículo usado ou seminovo, além de ter a oportunidade também de anunciar seu atual caminhão em nossa seção de classificados, que já tem uma grande audiência de usuários que esperamos atrair para os leilões e vice-versa. E não haverá a frustração de dar o último lance, mas não conseguir fechar a compra por não atingir o valor mínimo desejado pelo vendedor. No nosso leilão, bidou, levou”, elucida Venâncio.
A WebPesados vem consolidando sua posição de destaque como um poderoso marketplace que atua em toda cadeia do varejo de compra e venda de máquinas e veículos pesados. Fundado em 2009 a partir da aquisição do site Webtractor.net, em apenas dois anos o site já reúne 25 mil usuários e contabiliza mais de 7 mil anúncios cadastrados, o que representou um montante de R$ 750 milhões de máquinas e veículos pesados negociados por meio de seus classificados.
“No caso de empresas como concessionárias, revendas e locadoras, somos uma solução muito eficaz para promover a venda recorrente de seus estoques através do nosso classificado. Já empresas como construtoras, transportadoras, fábricas e de logística, que precisam renovar sua frota pontualmente, liquidando os usados para ajudar na compra dos novos, de forma rápida e simples, oferecemos a solução do leilão. Com isso, atuamos como um verdadeiro marketplace ‘one-stop-shop’, simplificando a reciclagem e a comercialização de pesados novos e usados ”, assinala Venâncio Velloso, CEO da WebPesados.
Com um crescimento de 183% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, a WebPesados aposta na explosão das obras de infraestrutura no Brasil, que irão ter uma maior demanda nos próximos anos por conta de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e em função da própria necessidade de investimentos que suportem o crescimento da economia. A estimativa conservadora da empresa para o primeiro semestre deste ano é de dobrar o número de classificados.
Venâncio sublinha que a grande extensão geográfica do País e a falta de iniciativas e financiamentos que facilitem a renovação dos parques de máquinas leva as empresas a atrasar cronogramas de obras, seja pela indisponibilidade de maquinário para pronta entrega na sua região ou porque têm dificuldades em promover uma gestão mais otimizada das frotas, o que abre uma grande janela de oportunidades para e-marketplaces como a WebPesados.
“O Brasil irá atravessar um período de forte aceleração com investimentos bilionários em obras de infraestrutura e nosso plano de negócios é justamente o de pegar uma carona neste crescimento em um mercado que certamente será positivamente afetado. Somente para a Copa, a previsão do Ministério do Turismo é realizar investimentos da ordem de R$ 3 bilhões em obras que visam melhorar o atendimento ao turista. Nossa missão é nos consolidarmos como um marketplace que irá simplificar a comercializaçãode máquinas e veículos pesados, deixando o ‘seu pesado mais leve’”, finaliza Venâncio.
Perfil Venâncio Velloso
Venâncio Velloso, 31 anos, formou-se em Administração de Empresas pela Babson College, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele estagiou no Banco Pactual, em 2002, como analista em Análise de Crédito e Risco. No ano seguinte, estagiou na Odebrecht S.A. como analista no Departamento de Mercado Imobiliário. Em 2003, ingressou na VTEX, como cofundador /diretor, colaborando para o desenvolvimento e crescimento da empresa, que atualmente é considerada uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, atendendo clientes como Walmart, Polishop, Agora Investimentos, Nokia e Sacks/Sephora, entre ouros. Nesta, ele pode acompanhar o crescimento do mercado de e-commerce no Brasil, atendendo clientes de diversos portes, o que acabou incentivando a fazer um “spin off”, abrindo sua próxima empreitada.
Em 2007, fundou a Sapatino, primeira loja virtual de calçados e acessórios multimarcas do Brasil. A empresa teve um rápido crescimento, se tornando referência no mercado virtual, e posteriormente foi vendida para um fundo de Private Equity cujo objetivo era de antecipar o “time to market” de uma rede de lojas físicas de calçados no mundo virtual, em junho de 2008. Logo após a venda da Sapatino, Venâncio foi convidado para entrar como sócio de uma nova “startup” voltada para o mercado de classificados no nicho de máquinas e veículos pesados: a WebPesados.