O Roupas S.A. é um marketplace que não quer apenas vender roupas, quer vender roupas feitas no Brasil por brasileiros. A ideia surgiu com Rafael Guandalini, que apostou em sua cunhada Virgínia Nigro, estilista de formação e agora curadora do negócio. O site agrega hoje 500 lojas, dez mil clientes cadastradas e 1.500 vendas desde o início das operações.
O diferencial da empresa é a curadoria chefiada por Virgínia. Todos os produtos que entram no site passam pelo visto das curadoras. Guandalini esteve no Startupi e contou mais sobre a empresa. Veja os principais pontos abaixo.
Nascimento
Eu vi que os estilistas tinham uma dificuldade de entender como funciona um marketplace. Pensando nisso, vi a oportunidade. A gente desenvolveu a ideia e encontramos um caminho bem legal de se diferenciar. Vimos que o estilista nacional tem receio de vender online e da “concorrência” chinesa, além disso existem portais que aceitam qualquer coisa.
Controle
Você consegue criar sua loja em um minuto, mas pra você colocar o produto a venda, ele tem que passar por nossa curadoria. Então fazemos curadoria três vezes por dia. Nenhum produto entra sem curadoria. A gente dá uma nota para a peça e dá um destaque para ela se é algo que requeriu muito trabalho manual por exemplo.
Reclamações
São com o Roupas S.A. O que conversamos com advogado é que na internet não adianta empurrar a culpa. Preferimos centralizar e resolver porque no fim se o cliente está bravo com o vendedor, ele está bravo com o Roupas S.A. Muita gente compra no site e só depois vai perceber que comprou com um vendedor que está dentro do Roupas S.A.
Números
A gente tem uma base de dez mil clientes registrados no site e realizamos cerca de 1.500 vendas desde o início das operações.
Faturamento
Hoje é 100% baseado em comissão de venda. A gente recebe 20% de toda a venda que acontece no portal. É nossa única fonte e pensamos em não cobrar mais nada do cliente. A gente diz que é 20% sem asterisco, ou seja, daqui um mês a gente não vai cobrar para ter destaque, por exemplo. A decisão é 100% editorial, o que tiver qualidade e o lojista que se empenhar no site a gente vai dar esse retorno pra ele em forma de divulgação.
Preços
São escolhidos pelo vendedor, mas a gente toma o cuidado de manter a maioria dos produtos, 90% deles, até R$ 300. Mas se um estilista fala “mas eu tenho esse vestido que é de festa e vale R$ 600”, daí tudo bem, porém nosso foco é até R$ 300. Caso o estilista tenha produtos muito caros, já partimos da premissa que ele vai ficar deslocado no site, mas geralmente os vendedores que vêm até nós têm um bom senso.
Pagamento
Usamos o Moip. A pessoa paga com o Moip e na ferramenta esse dinheiro já é dividido. Já vai uma parte para o Roupas S.A. e a outra para o vendedor.
Metas
Nossa meta é chegar a R$ 1 milhão de retorno até o final do ano. Chegamos a crescer 200% por mês porque estamos muito no começo. Mas meta de clientes para o fim do ano é de 500 mil cadastros e 50 mil vendas.