Marcos Medeiros nasceu na cidade de Teresina, no Piauí, no início dos anos 90, mas sua criação e sua bagagem cultural são cearenses: ainda criança, Marcos se mudou com os pais – a pedagoga Maria do Livramento e do garçom Aurélio Ferreira – para a comunidade Riacho Doce, na periferia de Fortaleza, onde cresceu, se formou e viveu até 2017, quando se mudou para São Paulo.
Ainda no Ceará, Marcos estudou (com muito orgulho, como define) em escolas públicas por toda a vida, e se formou bacharel em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Federal do Ceará. Na capital paulistana, Marcos se tornou, pela primeira vez, community manager. Na época, atuando na Associação Brasileira de Startups. Mas antes disso, já era nome presente – e relevante – para o ecossistema empreendedor brasileiro. “Eu conheci o Startup Weekend na época em que empreendia. No começo, eu nem entendia direito o que era, mas sabia que quando o evento chegasse à Fortaleza, eu queria estar perto”, conta.
Em 2013, ele ajudou a organizar o primeiro Startup Weekend de sua cidade. Se apaixonou por esse universo e, ao longo dos anos, foi facilitador de 29 Startup Weekends no Brasil, em todas as regiões do país. “O primeiro que eu facilitei foi no Acre, em Rio Branco. Eu amei estar viajando para facilitar eventos em um ecossistema que eu gosto”. De Rio Branco a São Luís, de Manaus a Fortaleza, Marcos percorreu o país, disseminando conhecimento e incentivando a cultura empreendedora.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Foi nessa época que recebeu o convite para integrar o time da Abstartups. O que era para ser um “job” de alguns meses se tornou uma história de mais de dois anos cheia de conquistas, como o crescimento de comunidades nacionais participantes do CASE – conferência anual da Associação -, desenvolvimento dos primeiros mapeamentos de comunidades e a criação do Startup ON – evento itinerante da Abstartups. Durante seus anos de Abstartups, foram mais de 50 eventos do Startup ON, em todos os estados brasileiros e mais de 66 mapeamentos publicados sobre as comunidades empreendedoras do Brasil.
Na Ambev: transformando o ecossistema por meio de uma corporação
Quando o ciclo na Associação se encerrou, outro tão desafiador quanto começou: foi na Ambev, uma das maiores empresas do Brasil, que ele encontrou a oportunidade de cultivar suas habilidades de relacionamento e comunicação. Atualmente, a Ambev é reconhecida como a corporação que mais faz negócios com startups no Brasil. Seu trabalho e dedicação ao ecossistema empreendedor renderam frutos: no último mapeamento realizado pela Ambev, a empresa interagiu com impressionantes 339 startups ao longo de um ano.
Hoje, como Gerente de Comunidades da Ambev, Marcos Medeiros desempenha um papel fundamental na criação e manutenção de parcerias estratégicas com startups fornecedoras da empresa e alumni dos programas de inovação, como o ALE, que traz mentes externas para colaborar com a Ambev na busca de soluções inovadoras. Além disso, Marcos tem sido peça-chave da companhia no fortalecimento da presença da empresa nesse universo e no mapeamento de ecossistemas de startups em todo o Brasil.
Marcos garante que sua carreira é movida pelo desejo de fortalecer as relações dentro do ecossistema empreendedor no Brasil. “Como nordestino, eu acredito que os talentos estão distribuídos por todo o país, mas as oportunidades, não. Eu espero que as outras corporações entendam que o Brasil é muito maior do que aquilo que está acessível para a gente nos grandes centros. Eu quero que as corporações conversem com talentos do Brasil inteiro, e que a Ambev continue sendo um motor do cenário de open innovation no Brasil”, diz.
Além da dedicação pelo universo de inovação e transformação de realidades por meio do empreendedorismo e tecnologia, Marcos também nutre outras paixões: fala 4 línguas (português, inglês, espanhol e francês) e está estudando seu quinto idioma, o mandarim. Culinária e viagens também são dois grandes amores. “Na laje da casa em que eu cresci em Fortaleza, eu conseguia ver os aviões do aeroporto. Sempre tive o sonho de viajar o mundo inteiro, e meu primeiro voo foi só com 21 anos, para Teresina”. Hoje, já conheceu 15 países – e seus voos estão só começando.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.