No primeiro dia do VTEX Day, um dos maiores eventos de digital commerce do Brasil, Marcos Gurgel, diretor de inovação do iFood, liderou um painel onde falou sobre a revolução da inteligência artificial (IA) e sua aplicação eficiente no varejo. Ele compartilhou cinco lições valiosas aprendidas com a implantação da IA dentro do iFood. Confira!
1. Equilíbrio entre “da porta para dentro” e “da porta para fora”: Marcos destacou a importância de equilibrar a implementação da IA internamente, capacitando os funcionários, e externamente, melhorando a experiência do cliente por meio do aplicativo. Essa abordagem permitiu melhorias significativas na eficiência operacional e na satisfação do cliente.
2. Força concentrada: Para acelerar a implementação da IA, o iFood interrompeu suas operações por três dias para focar no desenvolvimento do conhecimento sobre IA de seus funcionários. Essa decisão estratégica foi crucial para impulsionar a equipe a agir rapidamente e implementar mudanças significativas.
3. Abordagens semelhantes: O iFood adotou a estratégia de ter múltiplos times trabalhando em um mesmo problema, o que resultou em diferentes soluções sendo propostas. Essa diversidade de ideias foi fundamental para compilar e implementar as melhores soluções possíveis.
4. Projeto vs. Programa: Marcos ressaltou a importância de diferenciar projetos e programas. Enquanto os projetos são focados em soluções específicas, os programas envolvem a interconexão de diversos projetos. O iFood trabalhou em uma plataforma multipla para unir toda a companhia em um só lugar, facilitando a governança dos projetos.
5. Estrutura e Liderança: O iFood desenvolveu um chatbot interno que funciona como banco de dados para todos os funcionários. Essa IA foi fundamental para criar uma estrutura interna eficiente, onde os funcionários podem buscar e compartilhar informações diariamente.
Hoje, pelo menos 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em alguma atividade profissional, conforme estudo realizado pela Microsoft em conjunto com a Edelman.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.