Mandacaru é uma palavra originária do tupi-guarani e que designa um cacto altamente resistente às secas, até mesmo as mais intensas. Também foi o nome escolhido para a aceleradora lá de Natal, Rio Grande do Norte: a Mandaca.ru nasce dentro do chamado Jerimum Valley, com uma estrutura que foge dos padrões usuais na cena de startups no Nordeste e que visa as empresas em estágio inicial.
Troquei uma ideia com o Samuel Gondim, um dos mentores SGS Soluções, empresa que gerencia a Mandaca.ru. A ambição deles é investigar “um leque de oportunidades e boas ideias em mercados ainda não explorados ou pouco explorados”.
“O time de mentores conta com larga experiência de profissionais que já tiveram sucesso (ou fracasso) em seus negócios. O engajamento dos mentores com o desenvolvimento do mercado local é o que faz a diferença na Mandaca.ru: parte desses mentores estão a frente do desenvolvimento de um ecossistema maior, o Jerimum Valley, que pretende contribuir com o desenvolvimento de novos negócios a partir da troca de experiências em reuniões frequentes”, conta ele.
Além de agregar esse time experiente, a aceleradora oferece uma estrutura à parte: “ela é diferente, inovadora e completa para dar o melhor em estrutura para as startups selecionadas, desde sala de reunião, paredes em vidro para brainstorming de ideias e sala de jogos”.
A primeira turma da aceleradora ainda está em definição. “As inscrições tiveram início em 1˚ de agosto e perduraram por 15 dias, a meta inicial era de 30 inscrições, porém recebemos 59, o que prova que o mercado estava carente de uma iniciativa como essa”, analisa Gondim.
“Os critérios para seleção foram capacidade de execução do empreendedor, modelo de negócios, escalabilidade e inovação. Das 59 inscritas, 20 foram chamadas para a fase de entrevista com os mentores”, conta. Mesmo com esse grande número, houve seletividade: “A expectativa era de acelerar até dez empresas, porém somente 6 foram selecionadas nesse primeiro round.
Ele também contou que o investimento da Mandaca.ru nesse primeiro round variou de R$ 5.000 a R$ 20.000, mas não somente em dinheiro. “Soma-se a esse valor a estrutura, o programa de aceleração, treinamentos, networking, entre outros benefícios do trabalho com alto contato pessoal. As empresas aceleradas contarão com apoio a gestão e consultoria gratuítas de uma empresa do grupo, a SGS Soluções – Consultoria Empresarial, renomada no mercado potiguar em soluções para gestão.”
Ele me forneceu, também, a lista de startups escolhidas para o programa de aceleração da Mandaca.ru. Veja quem são e o que fazem:
Syiwe: Sistema que permite salvar galerias inteiras com um click direto em algum serviço de nuvem; além disso, permite gerenciar vários serviços de nuvem dentro de um só sistema.
Hungree: Uma praça de alimentação virtual.
Blueye: Sistema de internet que, aliado a câmeras IP, permitem realizar uma pesquisa de mercado de forma automática, contabilizando e caracterizando o perfil do cliente quanto a sexo, idade, grupos e humor.
Cerveja Barata: Aplicativo que permite o usuário encontrar os melhores preços de última hora para comprar a sua tradicional cerveja gelada.
Recruti: Sistema de internet que oferece um recrutamento inovador, através da resolução de cases e desafios propostos pela empresa contratante.
Rifas Online: Sistema que permite a geração e comercialização de rifas pela internet.