As marcas estão buscando estabelecer fortes conexões com seus clientes. Cada vez mais é possível perceber clubes de promoções, canais exclusivos no WhatsApp, condições especiais de descontos e pagamento para consumidores recorrentes, assim como os tradicionais programas de fidelidade.
Com essa tendência, o mercado de loyalty techs vem demonstrando tração – estudos da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostraram que 80,9% dos participantes fazem parte de uma iniciativa promocional.
Acompanhando essas estatísticas, a Cuponeria, empresa pioneira na cultura de cupons no Brasil, desenvolveu uma nova marca, voltada para o mercado B2B, para ajudar empresas a estabelecer hábitos de recompensas por desempenho.
Sócios enxergaram necessidade do mercado
Nara Iachan, CMO da Cuponeria, afirma que antes de decidirem pela fundação de uma nova empresa, ela e seus sócios já percebiam o crescimento da unidade loyalty, o que impulsionou a decisão de criar uma marca que ficasse à frente do setor B2B. “Basicamente, evoluímos o produto que tínhamos enquanto unidade loyalty e passamos a operar com um novo posicionamento de marca e nome: Loyalme”, explica Nara.
Fundada em 2011 por Nara Iachan, Thiago Brandão e Lionardo Nogueira, a empresa foi criada inicialmente a partir da necessidade observada pelos sócios de introduzir uma cultura de cupons de desconto no país, com foco no público B2C. Com a evolução do setor e a dificuldade de grandes empresas em fidelizar clientes e mantê-los engajados, a startup expandiu a sua atuação para o mercado de loyalty.
“Aproveitamos o nosso pioneirismo no setor de cupons digitais no Brasil, e entendemos a necessidade de desenvolver estratégias eficazes e rentáveis para as empresas manterem um relacionamento envolvente e atrativo com o seu público. Assim, fortalecemos nossos produtos de fidelização para priorizar ainda mais a satisfação de clientes no universo corporativo”, afirma Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme.
Loyalme ajuda empresas no engajamento interno
Com mais de 20 grandes empresas parceiras no portfólio, como Bradesco, Elo, Ticket e Natura, a companhia decidiu aprimorar a sua unidade de loyalty, ao oferecer uma compreensão mais aprofundada de seus produtos de fidelização.
Seguindo o propósito de manter os consumidores engajados por meio de soluções criadas a partir da Inteligência Artificial Preditiva, tecnologia que permite prever comportamentos, desejos e necessidades dos clientes, e desta forma criar ofertas e benefícios personalizados para a necessidade de cada empresa e de cada público, a companhia está expandindo os negócios.
“Atualmente, a Loyalme conta com mais de 20 grandes parceiros no mercado de fidelização e já corresponde a 60% do nosso faturamento. A projeção é que até o final do ano esse número cresça ainda mais, pois a nossa meta é dobrar o número de clientes atuais”, afirma Iachan.
A empresa, que foi fundada com investimento de recursos próprios de seus idealizadores, oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades do negócio de cada cliente. Assim, dentro do clube de benefícios, os colaboradores têm acesso às promoções e ofertas disponibilizadas por cada marca.
“Nossa solução é desenvolvida dentro de um ambiente seguro em White Label. Construímos cada programa de acordo com as necessidades da empresa contratante e, ao final, incluímos o guide de marca da companhia. Além disso, nossas soluções também podem ser encaixadas perfeitamente dentro de apps já existentes”, explica a CMO sobre a implementação da plataforma.
Atualmente, a empresa conta com diversos tipos de soluções, desde o clube de benefícios – que permite realizar premiações, oferecer cupons e cashbacks, engajar e conhecer melhor cada colaborador, gamificação, marketplace e leitura de nota fiscal. “No caso do gamification, que tem sido uma aposta de muitas marcas, a tecnologia ajuda as empresas a baterem metas internas. Ou seja, a empresa tem uma tarefa a ser feita e o cliente ganha um benefício exclusivo após executá-la” conta a executiva.
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