A Lojas Renner S.A. está lançando um canal oficial de conexão com o ecossistema de startups e inovação, o Renner Startups. De acordo com a empresa, a iniciativa é mais um passo para facilitar o relacionamento entre soluções inovadoras e as diversas áreas de negócio da companhia e nasce para complementar a área de Inovação Aberta da empresa, criada em 2021, que visa a conexão entre a Renner e startups nacionais e internacionais.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
O principal foco são startups em nível operacional, com capacidade de escala e que alinhem resultado à boas práticas ESG. Junto desses parceiros, o objetivo é impulsionar a evolução das operações das marcas Renner, Youcom (moda jovem), Ashua (moda curve & plus size), Camicado (artigos para casa e decoração) e Repassa (brechó online), além da instituição financeira Realize.
“Desde a estruturação da área já mapeamos, aproximadamente, 750 startups no Brasil e no exterior, nos conectamos com cerca de 250 delas e realizamos mais de 25 POC (provas de conceito) ou parcerias, com cases de relevante geração de valor para o nosso negócio. Agora, damos mais um passo robusto, que reforça e facilita ainda mais o nosso relacionamento com startups e o ecossistema de inovação, conectando empreendedores aos desafios e oportunidades do nosso negócio, acelerando testes e firmando parcerias valiosas”, diz Cesar Brunetto, gerente da Renner Startups na Lojas Renner.
Inovação e Sustentabilidade são focos da Lojas Renner
Um dos focos é a busca por parceiros que contribuam para a aceleração da pauta de sustentabilidade na Companhia. “De novas formas de cultivo de matérias-primas, processos de reciclagem ou melhor gestão dos aspectos ESG de nossa cadeia de valor, temos convicção de que somente com a inovação e o uso de tecnologia seremos referência em uma moda cada vez mais responsável”, acrescenta. Exemplo disso foi o projeto mais recente chamado Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade, chamada pública realizada em parceria com a consultoria global de inovação The Bakery, que selecionou parceiros para colaborar com o atingimento dos compromissos de sustentabilidade da companhia para 2030.
A partir do Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade foram selecionadas três startups: as brasileiras ESG Now, que oferece a implementação, a operacionalização e o monitoramento de uma estratégia ESG 360°, incluindo a cadeia de valor; a Aiper, especializada em pesquisa e desenvolvimento de biopigmentos de origem microbiana para aplicação na indústria têxtil; e a alemã Rittec, que desenvolve e comercializa tecnologias de reciclagem para recuperar resíduos mistos de poliéster e/ou PET. No momento, as três passam por testes dentro da companhia, acompanhadas por diferentes times e apoiadas por diretores internos.
A página da Renner Startups está disponível no site corporativo das Lojas Renner S.A., onde as startups podem entrar em contato e compartilhar suas soluções e modelos de negócio. Se houver sinergia entre elas e os desafios dos negócios da varejista, o time entra em contato com os empreendedores.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.