Acabei de ler o livro Startup (Founders at Work, 287 páginas, Agir Editora), lançado recentemente, e que conta através de entrevistas 16 histórias (*) de fundadores de diversos negócios de tecnologia, a maioria voltado para a web. A autora do livro, Jessica Livingston reuniu experiências interessantes e relatos surpreendentes. É possível notar algumas coisas que já vi em outras startups aqui no Brasil e que aconteceram em algumas das descritas no livro. Também fica claro a paixão que os fundadores possuem pelo seu negócio e o suor e sangue que dedicaram até algo dar certo.
(*) como alertou o leitor Mauricio Maia nos comentários, o livro original possui o dobro de entrevistas. Mais detalhes no Tiago Dória weblog.
O livro começa com o Steve Wozniak , um dos fundadores da Apple e conta o seu brilhantismo em fuçar e otimizar hardware para ficar mais eficiente e barato que o original. Depois que encontrou o Steve Jobs, o cabeça do negócio, surgiu a Apple. Além disso Woz relata três momentos “eureka”, sendo um deles quando conseguiu colocar cor nos Apple II, com muito menos chips (e custo) que a concorrência.
É interessante ler também sobre o Evan Williams sobre seu relato de como surgiu o Blogger, posteriormente adquirido pelo Google. O Evan Willians tinha na verdade outra ideia e o sistema de blogs surgiu acidentalmente. Hoje ele é conhecido também pelo Twitter, uma das redes mais interessantes do momento, mas que não é contemplado no livro. Sabendo da sua passagem pelo Odeo (podcasts) é possível notar que ele sempre esteve envolvido com ferramentas de publicação de conteúdo.
Também não menos interessante é o relato de Caterina Fake, fundadora do Flickr. O Flickr surgiu como um apêndice de um jogo on-line que era sua ideia principal. No jogo, implementaram uma forma das pessoas compartilharem fotos e deu tão certo que acabou virando o projeto principal. Interessante que a Caterina fala sobre a instantaneidade das fotos do Flickr como ferramenta de jornalismo colaborativo e também para encontrar informações sobre acontecimentos em qualquer lugar do planeta, características hoje mais associadas ao Twitter.
Entre outros há também os relatos da criação do Hotmail (Sabeer Bhatia), história de como o Gmail foi concebido (Paul Bucheit), os bastidores do surgimento do Firefox (Blake Ross) e muito mais. Acredito que vale a leitura para qualquer um que tem interesse em empreender e também quem gosta de histórias interessantes por trás de grandes nomes da tecnologia.
obs: o livro Startup foi enviado para este blog pela editora como cortesia.