Com um plano de negócios robusto, a startup de alimentação saudável Liv Up acaba de anunciar sua primeira aquisição: trata-se da compra da VYA, empresa que oferece refeições refrigeradas em pontos de venda avançados dentro de escritórios comerciais. A aquisição está em linha com a estratégia da companhia que já havia anunciado planos de expansão através da criação de um canal corporativo, chamado Liv Up Station.
Menos de seis meses após divulgar uma captação de R$90 milhões, a Liv Up viu na operação da VYA uma maneira de acelerar seu projeto de expansão dos canais de venda corporativos, que em 2021 deverão representar 25% do faturamento atual da companhia. “Foi a oportunidade de acelerar o crescimento do canal com uma carteira de clientes sólida e representativa, além disso, a VYA é totalmente alinhada com o nosso propósito”, revelou Victor Santos, CEO e cofundador da Liv Up. “Estamos trazendo uma equipe competente, que desenvolveu um projeto consolidado e que vai fortalecer ainda mais nosso time” completou o executivo.
Fundada em 2017 pelo italiano Lapo Lazzati e pelos franceses Jeremie Leclercq e Gaspard Voiseau, a VYA já tem mais de 60 pontos de venda na cidade de São Paulo, incluindo nomes como Ambev, Nestlé, 99, Loft e Neon e deve ter sua operação totalmente absorvida pela Liv Up até o fim do primeiro semestre de 2020. Com isso, os novos pontos de venda devem oferecer – além de refeições prontas para consumo – sucos, iogurtes, snacks, salgados e doces. “Nosso sonho sempre foi criar algo grande, que mudasse a forma como as pessoas se alimentam. Acreditamos que a Liv Up seja a parceira ideal para transformar este setor no Brasil”, diz Lapo, CEO da VYA.
A estratégia de implementação é unir a expertise comercial da VYA ao portfólio e à plataforma tecnológica da Liv Up, para escalar este canal de maneira rápida e eficiente chegando a mais de 200 escritórios até o fim deste ano, impulsionando o crescimento da operação em três vezes. Segundo Henrique Castellani, COO e cofundador da Liv Up, os ganhos de eficiência com sinergias também serão expressivos. “Teremos ganhos em diversas frentes, que vão desde a compra de matéria-prima em maior escala até a otimização da operação logística. Isso permitirá que trabalhemos com preços mais atraentes para os clientes e viabilizará a entrada em escritórios de menor porte.”
O objetivo no médio prazo é migrar todos os pontos de venda para a plataforma tecnológica da Liv Up, em que o cliente tem uma experiência de compra digital, utilizando um aplicativo no celular e fazendo o pagamento online com cartão de crédito ou voucher (VA/VR). “Queremos estar onde os clientes precisarem da gente. Nosso objetivo é fazer com que comer bem seja algo fácil”, complementa Victor.
Chamado de Liv Up Station, o canal utiliza um modelo conhecido no mercado como honest market, em que o cliente fica livre para escolher os produtos oferecidos e é responsável por efetuar o pagamento sem a supervisão de um vendedor. Questionado se a expansão através de aquisições faz parte da estratégia da companhia, Victor é categórico: “Temos projetos desafiadores e que, se bem executados, vão trazer o crescimento esperado pela empresa organicamente. A expansão através de aquisições não é nossa prioridade, mas estamos abertos a olhar oportunidades estratégicas de empresas alinhadas com nossa cultura e propósito, como foi o caso da VYA.” Entre os projetos para expansão da empresa, estão o lançamento de novas categorias de produtos como bebidas, saladas e comida orgânica para crianças e bebês, além do lançamento de restaurantes que entregam comida pronta para consumo via delivery. A Liv Up já está presente em mais de 40 cidades do Brasil através de seu e-commerce.