Outro texto que recebi falando sobre uma empresa que consegue inovar onde antes eu imaginava estar saturado.
O Listus é um serviço de lista de presentes multitemáticos, idealizado por um time de excelência oriundo da Globo.com. A proposta é gerar listas e entregar presentes reais na comodidade da casa dos clientes, que utilizam um único site.
A startup Listus é um projeto de três sócios com background profissional em desenvolvimento de produtos web que teve seu desenvolvimento iniciado em abril de 2011. Os três sócios e amigos que se conheceram na globo.com idealizaram o projeto e decidiram mergulhar de cabeça e se aventurar pelo mundo das startups.
O Listus participou do programa de aceleração Startup Farm edição Rio e ficou em segundo lugar no Demo Day. O programa foi gratificante proporcionando um valioso networking, além de mentorias e palestras que contribuiram para a definição do modelo de negócios.
Em dezembro, a Listus foi lançada em Beta para convidados e o período foi utilizado para testar o MVP além de coletar feedback dos usuários. A fase beta contribuiu para um produto mais maduro e projetado para as reais necessidades dos usuários. Com isso, o Listus se prepara para o lançamento oficial do site agora no mês de janeiro.
O Produto
O Listus é um site de lista de presentes online. O usuário tem uma ferramenta disponível para qualquer ocasião que desejar fazer uma lista de presentes. Pode ser uma lista de casamento, de formatura, de aniversário, de despedida, de casa nova, chá de bebê, lua de mel, até mesmo uma lista para presentear um terceiro, são incontáveis as possibilidades: o usuário é quem manda. O usuário seleciona os presentes desejados e convida seus amigos para contribuir para a aquisição dos produtos.
Disponibilizamos uma gama de produtos e lojas, por isso o usuário tem a certeza de encontrar o seu presente ideal. E melhor ainda, ele seleciona os produtos de lojas já tradicionais na internet. Dentre as lojas disponibilizadas estão Compra Fácil, First Class, Sacks, Magazine Luiza, Fastshop, Casa e Construção, entre outras centenas de lojas. O usuário tem a total liberdade de selecionar os produtos das lojas de sua preferência.
Os amigos que recebem a lista para presentear terão a possibilidade de comprar um produto por inteiro ou até mesmo cotas de um produto, facilitando a aquisição de produtos mais caros. A qualquer momento, o usuário criador da lista pode editar sua lista, removendo produtos e adicionando novos. O resgate de produtos pode ocorrer a qualquer momento, sem limites ou prazos. A partir desse resgate, o Listus se encaminha de todo o resto e o usuário só precisa esperar o presente no conforto da sua casa.
O Listus pretende resgatar o emocional de dar um presente e ser presenteado. O que, nas soluções atuais de presentes em dinheiro, foi deixado de lado já que a contribuição não se vê materializada. O Listus chega como uma ferramenta completa de lista de presentes online e pretende suprir o gap hoje existente nas demais soluções.
O Mercado
Contabilizando somente o mercado de casamentos que representa uma grande fatia dos usuários do Listus estamos olhando para 935 mil pessoas casando em um ano no Brasil, segundo o IBGE. Desse montante 607.750 mil representam as classes A, B e C (fonte CCEB). Um grupo dos estados unidos, o Xogroupinc, também traz alguns outros dados do seu mercado que podemos refletir aqui:
- De todos os casamentos 12% de casais não fazem listas de presentes;
- E, ainda, 11% dessas pessoas fazem lista em apenas 1 loja.
Excluindo essa fatia, temos um mercado em potencial de 476 mil casamentos ano. Considerando um ticket médio por lista de R$6.000 nos deparamos com um mercado potencial de 2.8 bilhões ao ano.
Os Sócios
- Rosana Reischak principal responsável pela área de negócios e produto. Apaixonada pela web e todas suas interações. Rosana tem quase dez anos de experiência na área é uma profissional voltada a produto com experiência desde a percepção do todo, como Gerente de Projetos, até seus mínimos detalhes e funcionalidades como Arquiteta de informação. http://br.linkedin.com/in/rosanareischak;
- Elton Okada principal responsável pela área de tecnologia. Trabalhou durante 10 anos na globo.com onde desenvolveu aplicações web de alta disponibilidade nas mais variadas tecnologias e linguagens como java, ruby, python, javascript. Tem sede de conhecimento e estuda constantemente novas maneiras de se fazer software. http://br.linkedin.com/in/eltonokada;
- Pedro Putz responsável pela área de experiência do usuário e front end do sistema. Profissional com foco em produto e experiência do usuário. Destaca-se pela sua versatilidade e facilidade no trânsito entre essas áreas. Sempre buscando novas soluções e formas de inovar. http://br.linkedin.com/in/pedroputz