A Koin, fintech do Grupo Decolar e líder em soluções de Buy Now Pay Later (BNPL), anunciou a captação de R$ 36.6 milhões por meio de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), com o apoio do banco Itaú. O objetivo dessa captação é impulsionar a operação de crédito ao consumo, focando especialmente na antecipação de recebíveis de lojistas do setor de turismo no Brasil.
Os FIDCs são fundos de investimento que destinam acima de 50% do seu patrimônio líquido em aplicações nos chamados direitos creditórios. Nessa operação, a Koin é originária dos direitos creditórios e exerce a função de agente de cobrança do fundo, com o objetivo de prover financiamentos dentro do BNPL (com recebíveis não provenientes de cartão de crédito).
Expansão da Koin
Daniel Lozano García, CFO da Koin, ressaltou a importância desse financiamento, destacando que esse é o primeiro FIDC destinado a fomentar o acesso ao crédito para compras online relacionadas ao serviço de turismo no país. ““É um financiamento de curto prazo ao consumidor, no qual o valor total da compra é repassado à empresa e o cliente divide os pagamentos, sem comprometer o limite do cartão de crédito, porque os pagamentos podem ser realizados com pix e boleto, por exemplo”, diz.
Além disso, a captação de recursos está alinhada com a estratégia de expansão da Koin, que recentemente alcançou o ponto de equilíbrio em suas operações. Agora, a fintech está se preparando para a segunda fase de expansão, que inclui o aumento da oferta de serviços antifraude em toda a América Latina. O objetivo é oferecer transações online mais seguras e simples, atendendo à crescente demanda do mercado impulsionada pela redução da taxa básica de juros no Brasil.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.