Lembra quando surgiram os primeiros sites brasileiros de ofertas diárias e compras coletivas? Várias empresas começaram a vencer modelos, templates para os interessados em implantar rapidamente um sistema parecido. Devem ter ganho um bom dinheiro durante um bom tempo, depois foram baixando e… hoje fiquei sabendo de uma empresa (fundada por ex-Buscapés) que oferece esse sistema de forma gratuita.
Informações enviadas para divulgação:
Criada pelos sócios Rafael Barbolo e Rafael Ivan Garcia em Dezembro de 2011, a empresa Kauplus surgiu com o objetivo de incentivar este segmento de mercado, sendo hoje a única ferramenta de social commerce gratuita disponível no Brasil. Com a expertise adquirida por seus criadores, que tiveram passagem em sociedade com o BuscaPé, e know-how nas áreas de internet e e-commerce, busca proporcionar uma plataforma completa e acessível a qualquer pessoa ou empresa que queira criar uma loja e aproveitar a força das redes sociais.
“Tudo que oferecemos hoje é grátis. Os lojistas podem ter à mão uma ferramenta completa de social commerce sem precisar pagar nada por isso”, enfatiza Rafael Ivan Garcia, que acredita que oferecer o serviço sem nenhum custo seja um dos principais diferenciais do Kauplus. No primeiro mês, cerca de 200 lojas se registraram, entre elas estão a boutique Anna Pegova, conhecida empresa de cosméticos, e o Cursos 24 Horas, site de educação a distância mais acessado do Brasil.
Aos vendedores, o Kauplus disponibiliza a possibilidade de customizar suas lojas. Ao mesmo tempo, atua na divulgação de seus produtos e serviços em campanhas nas redes sociais e possibilita que os administradores da loja ofereçam descontos especiais a fãs de sua página no Facebook. Atualmente a empresa tem uma parceria com o meio de pagamento PayPal. Os lojistas podem utilizar esse serviço com uma taxa de transação abaixo da convencional, e também recebem um reembolso de pelo menos 30% do valor do frete quando utilizam SEDEX.
Para os consumidores, o Kauplus oferece uma interface de fácil navegação e uma série de facilidades. Entre elas está o fato de que os produtos de interesse do consumidor ficam em uma única sacola de compras, que é compartilhada entre todas as lojas, amenizando o habitual abandono de carrinhos, um problema comum no e-commerce. Outra vantagem é a existência de um mecanismo de busca compartilhada, que oferece resultados de outras Lojas Kauplus caso o item procurado não seja encontrado na loja visitada. Os clientes ainda podem escrever reviews, recomendar produtos e visualizar as lojas que seus amigos visitaram.
Hoje, a plataforma de social commerce atua apenas no Facebook. Porém, a empresa já estuda formas de ampliar seus serviços e possui um planejamento com o objetivo de levar o Kauplus ao Twitter, Google+, TV digital e mobile.