Diante da possibilidade do racionamento de água em São Paulo, conscientizar a população para economizar tem sido a principal preocupação do governo, que tem que ensinar as pessoas não só a poupar, como também a evitarem o desperdício. Um jogo foi feito em prol dessa missão e a desenvolvedora dele, a Intuitive Appz, venceu o 6º Prêmio Oi Tela Viva Móvel na categoria Game, com o jogo Hydros, que tem exatamente objetivo de conscientizar sobre o uso e reuso do recurso hídrico.
O jogo foi desenvolvido para o projeto Hydros, da Fundação Kaluz e Grupo Mexichem e é um jogo que acontece nas principais cidades dos países em que a Fundação Kaluz atua: São Paulo, Nova Iorque, Cidade do México, Amsterdã e Tóquio. Para cada um desses lugares há cinco fases. A lógica do jogo é abastecer recipientes como banheira, chuveiro, torneira, vaso sanitário e vaso de planta, com água limpa ou de reuso, no menor tempo possível para ganhar mais pontos.
A primeira fase do jogo começa apenas com um objetivo e, a cada nível a complexidade aumenta, por exemplo: no início só é utilizada a água limpa, depois é acrescentada água de reuso, mais canos, objetos e registros de água. “O nosso objetivo é fazer com que as pessoas jogem, compartilhem e, dessa maneira, instiguem outras a também utilizá-lo”, explica Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz.
“Com esse prêmio, podemos, mais uma vez, reafirmar a importância de desenvolver projetos nos quais acreditamos. Estamos muito felizes por essa vitória e pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comenta Gmeiner.
No ano passado a empresa venceu o 5º prêmio Oi Tela Viva Móvel com o aplicativo Pescando com Redes 3G em Realidade Aumentada, desenvolvido para a Qualcomm e Fundação Telefonica.
Conheça os outros vencedores do 6º Prêmio Oi Tela Viva Móvel:
Categoria | Voto popular | Escolha do júri |
Bem-estar | Vivo Saudável com Dráuzio Varella, da Movile | Vivo Alerta Saúde, da Informar Saúde Teleorientação LTDA |
Carteira eletrônica | Plataforma móvel extra.com.br, da Nova Pontocom | Netshoes Click, da Netshoes |
Comunidade/Rede social | Vivo Filhos Online, da FS VAS | comuniQ, da Editora Jornal do Commercio |
Educação | Concursos, da Movile | Concursos, da Movile |
Ferramentas móveis | comuniQ, da Editora Jornal do Commercio | PRP – Plataforma de reconhecimento de produto, da VTX Brasil |
Game | Game Hydros, da Intuitive Appz | Ideias Social Games, da Claro |
Infantil | Claro Kids, da Claro | YouYn, da Playground Serious Fun |
Mídia | EI Plus, da Esporte Interativo | TV Ines, da Acerp |
Mobile marketing | Netshoes Click, da Netsshoes | Coca-cola Wi-Fi, da Geometry Global |
Música | TIMmusic, da TIM | Vivo Musica by Napster, da Vivo |
SMS e MMS | SMS Pagamentos Bradesco, do Bradesco | SMS a cobrar patrocinado, da Take.net |
Utilidade pública | Cidade legal, da WBF | Anjos sem fronteiras, da ONG Anjos Sem Fronteiras |
Vencedor do Grand Prix do Júri: Netshoes Click, da Netshoes
Vencedor do Grand Prix Popular: Plataforma móvel extra.com.br, da Nova Pontocom